5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Olivas adquire acervo artístico e mantém preservada a identidade cultural de Gramado

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Olivas adquire acervo artístico e preserva a identidade cultural de Gramado

 

Como forma de preservar as raízes e a identidade cultural de Gramado, transformando o olhar artístico em herança coletiva, o Parque Olivas de Gramado adquiriu uma coleção de aquarelas que retratam o interior do município.

O acervo, composto por 23 obras, é assinado pelo renomado artista plástico Joaquim da Fonseca e reproduz as belezas e a arquitetura das colônias de Gramado — regiões que deram origem à cidade, hoje reconhecida como um dos principais polos turísticos do Brasil.

A zona rural é motivo de orgulho para a comunidade gramadense. Suas riquezas culturais e gastronômicas inspiram uma das comemorações mais genuínas do Rio Grande do Sul: a Festa da Colônia. Com a aquisição das obras, o Olivas de Gramado dá um passo que ultrapassa o campo do turismo e da arte, assumindo o papel de guardião da memória e da identidade cultural da cidade.

“Nós, do Olivas de Gramado, temos por essência a valorização da nossa história, das nossas raízes e do legado deixado pelos nossos antepassados. A aquisição deste incrível acervo, retratado pelo talentoso mestre Joaquim da Fonseca, é de grande relevância para a preservação deste importante patrimônio histórico, tornando possível para as próximas gerações a contemplação da arte e o conhecimento sobre nossa verdadeira identidade cultural”, destaca o azeitólogo e sócio do Olivas de Gramado, André Bertolucci.


Exposição Oficial de Entrega

A cerimônia oficial de entrega das aquarelas será realizada na segunda-feira, dia 13 de outubro, no Espaço Cultural do Olivas de Gramado, marcando o momento em que o acervo passa a integrar definitivamente o patrimônio artístico do parque.

Mais do que um evento, a cerimônia é um gesto simbólico de reconhecimento à importância das colônias na história de Gramado, além de enaltecer a trajetória do artista Joaquim da Fonseca.

A exposição ficará em cartaz até 30 de novembro, oferecendo ao público uma oportunidade única de revisitar o início de Gramado por meio da arte.

“As 23 aquarelas de Joaquim da Fonseca reunidas nesta exposição são testemunhos sensíveis de um tempo fundador. Cada traço e transparência da cor guarda a memória das colônias de imigrantes italianos e alemães que deram origem à cidade de Gramado, na Serra Gaúcha”, explica o curador da mostra, Cézar Prestes, gestor cultural que acompanha há anos o trabalho do artista.

“Selecionadas e apresentadas sob minha curadoria, estas obras transcendem o gesto artístico: tornam-se documento, herança e narrativa. O Olivas de Gramado, ao acolher e tombar o conjunto de aquarelas, assegura que elas passem a habitar o futuro como guardiãs da história, preservando para sempre as raízes culturais da cidade”, complementa Prestes.


Sobre Joaquim da Fonseca

O artista plástico, designer gráfico e professor universitário Joaquim da Fonseca é uma referência no cenário cultural gaúcho. Autor de livros sobre viagens e design gráfico, também se destacou como tradutor de obras internacionais de sua área.

Aos 90 anos, o alegretense mantém intensa produção artística, tendo na aquarela sua principal forma de expressão. Sua obra retrata paisagens litorâneas, urbanas e rurais, explorando os efeitos de transparência da técnica para transmitir sensações de profundidade e distância.

Mais do que imagens, suas aquarelas representam um exercício de memória e documentação visual de lugares e costumes que compõem a identidade cultural do Rio Grande do Sul.

“Encontrei na aquarela a possibilidade de registrar e documentar as impressões da paisagem que me interessa”, afirma o artista.


Olivas de Gramado: tradição, natureza e olivoturismo

O Olivas de Gramado é um empreendimento pioneiro em olivoturismo no Brasil. Situado sobre um canyon na Linha Nova, interior de Gramado (RS), o parque é cercado pela Mata Atlântica e por um solo rico em cristais, que proporciona uma atmosfera de renovação e bem-estar aos visitantes.

Além de suas paisagens exuberantes, o parque reúne em um só espaço o melhor da culinária típica dos imigrantes italianos, alemães e luso-açorianos, além de oferecer atrações como Fazendinha, trilhas ecológicas e um passeio encantador entre as plantações de oliveiras.

O pôr do sol no Olivas é outro destaque: uma experiência única que torna os fins de tarde no parque inesquecíveis.


Excelência premiada em azeites

O Olivas de Gramado também se destaca como um dos principais produtores de azeite de oliva extravirgem do Rio Grande do Sul. Com apenas cinco safras, o empreendimento já conquistou dez premiações nacionais e internacionais, consolidando-se entre a elite dos produtores de azeite no país.


Fonte: André Aguirre / Ascom Olivas de Gramado

Foto: Reproduções de algumas das aquarelas de Joaquim da Fonseca adquiridas pelo Olivas de Gramado.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.