Na tarde desta segunda-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores de Gramado confirmou o recebimento de um protocolo que representa um pedido de cassação do mandato do vereador Volnei da Saúde (Progressistas).
As alegações se referem supostamente a um caso de estupro de vulnerável, embasado nos termos do Regimento Interno da Casa no que diz respeito à falta de decoro na conduta pública.
A presidência da Câmara, em conformidade com as normas regimentais, convocou uma sessão extraordinária para a próxima quinta-feira, dia 18, às 16hs.
Durante essa sessão, os vereadores decidirão em plenário se aceitam ou não a denúncia apresentada. Em caso de maioria contrária, a denúncia será arquivada; no entanto, se aprovada pela maioria, o caso será encaminhado para análise da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar 2024.
Membros Titulares
1) Vereador Joel Reis (PP);
2) Vereador Rodrigo Paim (MDB);
3) Vereador Professor Daniel (PT).
O pedido de cassação surge após um período de especulações na cidade, embora a confirmação das informações tenha sido dificultada devido ao processo transitar em segredo de justiça. Segundo fontes ouvidas a Polícia Civil e o MP devem se pronunciar por esses dias.
Em razão dos fatos ficarem cada dia mais insustentáveis e que poderiam de alguma maneira prejudicar a gestão municipal, Volnei retornou à Câmara em meados de 2023, ocupando a vaga do suplente Roberto Cavallin, já que ele era o titular da vaga.
Segundo fontes, não foram tomadas medidas tempestivas por parte dos vereadores pelo fato dos mesmos não possuírem acesso aos autos, mas fontes afirmam que existiu muito fogo amigo para acelerar a apuração dos fatos, por que será?
Se a abertura dos trabalhos para instauração da comissão de ética for aprovada, o período para apuração será de aproximadamente 90 dias para definição do destino político do vereador Volnei da Saúde (Progressistas).
Fonte: Opinião in Foco
Roberto Matos
Fotos: Leticia de Lima
Foto Fachada: Reprodução