7 de novembro de 2025

Hortênsias News

Afroturismo ganha protagonismo no 37º Festuris

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Afroturismo ganha protagonismo no 37º Festuris, que amplia horizontes com Espaço Diversidade

Feira Internacional de Turismo de Gramado abre espaço para a cultura afro-brasileira e novas possibilidades de turismo inclusivo

O 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos eventos mais importantes do setor na América Latina, chega à sua nova edição com uma proposta ainda mais plural e transformadora. Uma das novidades deste ano é a ampliação do Espaço LGBT+ que passa a abraçar novas formas de turismo inclusivo como, por exemplo, o Afroturismo, e vai sendo reconhecido como Espaço Diversidade.

Com o fortalecimento de iniciativas de valorização da cultura afro-brasileira e o crescimento do interesse por experiências autênticas e socialmente responsáveis, o afroturismo ganha visibilidade estratégica no cenário nacional e internacional. O Festuris 2025 acompanha essa tendência global ao abrir espaço para debates, conexões de negócios e vivências que exaltam a ancestralidade negra e o protagonismo de afroempreendedores.

“Estamos vivendo um novo momento no turismo. A diversidade é uma pauta que merece atenção e para o turismo se trata de uma oportunidade real de desenvolvimento econômico, inovação e justiça social. O Espaço Diversidade surge para refletir essa mudança”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Afroturismo: turismo com identidade e propósito

O afroturismo é uma tendência que movimenta e conecta os visitantes às raízes da cultura afro, promovendo experiências imersivas que passam por roteiros históricos, manifestações culturais, vivências em comunidades quilombolas, religiosidade, gastronomia e empreendedorismo negro.

A presença do tema no Festuris acontece em um momento de fortalecimento do segmento. Em parceria com a Unesco, o Ministério do Turismo está realizando um mapeamento nacional do afroturismo, que visa reunir informações sobre rotas, destinos, produtos e eventos protagonizados por afroempreendedores. A iniciativa compõe o Programa Rotas Negras, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras por meio do turismo.

O crescimento do setor, impulsionado por movimentos como o Black Lives Matter e pelo aumento da consciência social entre os viajantes, torna o afroturismo uma poderosa ferramenta de valorização cultural, empoderamento e geração de renda para comunidades negras.

ESPAÇO DIVERSIDADE – Ampliar o Espaço LGBT+ para Diversidade representa um avanço significativo na forma como o turismo é apresentado e debatido no Festuris. O ambiente será dedicado à promoção de ações inclusivas que representem as diferentes identidades e possibilidades de atuação no setor, incluindo o afroturismo, o turismo LGBTQIA+, o turismo indígena, o turismo acessível, entre outros.

“O turismo é um reflexo da sociedade, e a sociedade é diversa. O Festuris compreende isso e oferece um espaço onde todas as vozes podem ser ouvidas e respeitadas, promovendo inovação e inclusão de forma genuína”, ressalta Zorzanello.

Texto: Fernando Gusen | Ascom Festuris

Foto: Freepik

 

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.