Com o objetivo de oferecer um atendimento mais assertivo e eficiente aos pacientes com diabetes, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, criou o Projeto de Acompanhamento Multiprofissional ao Paciente com Diabetes. A ideia surgiu a partir de uma percepção da equipe sobre a necessidade de um acompanhamento preventivo que estabilizasse a doença e prevenisse as futuras complicações que são comuns a ela.
Para isso, foi implementado um fluxograma de atendimento de vários profissionais e foi criada a Carteira do Diabético, que é um guia prático dos principais exames recomendados ao paciente. “Percebemos que apenas o acesso às consultas médicas, aos medicamentos e aos insumos não estavam sendo suficientes para o controle da doença na maioria dos pacientes”, explica a farmacêutica Franciele Bárbara Malacarne, uma das idealizadoras do projeto.
A paciente Regina Lara de Vargas é diabética e faz o acompanhamento na Unidade de Saúde da Várzea Grande e aprova os atendimentos. “É maravilhoso esse acompanhamento, tomo os medicamentos certinho e me sinto muito bem. A equipe que me acompanha tem médico, nutricionista, enfermeira e farmacêutica, e todos me tratam com muito amor e carinho”, diz.
Outra ferramenta utilizada é o software do glicosímetro, que permite saber quantos testes HGT o paciente faz, com data, hora e resultado obtido. A ferramenta gera gráficos que permitem acompanhar a evolução do paciente e avaliar a efetividade do tratamento que ele realiza.
“O paciente sai ganhando, pois terá sua doença melhor conduzida, e o sistema de saúde também ganha, porque essa iniciativa promove o uso racional dos insumos e reduz os impactos das complicações que a doença acarreta”, garante o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom PMG