5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Gramado apresenta edital de licitação para novo sistema de transporte coletivo

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Gramado apresenta edital de licitação para novo sistema de transporte coletivo

Na tarde desta quarta-feira (15), a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização de Gramado realizou uma Audiência Pública para apresentação do edital de licitação para concessão do novo sistema de Transporte Público Coletivo Urbano e Rural do município. Durante a apresentação, o diretor de Licitações e Contratos, Frederico Pellicioli, detalhou os principais pontos do certame, que será lançado ainda nesta semana. A concorrência ocorrerá na modalidade eletrônica.

O processo prevê a modernização completa do sistema de transporte, com aumento de veículos, ampliação de viagens, melhorias tecnológicas e redução da tarifa. “É um processo robusto e estratégico, que foi construído com muito critério técnico. Temos confiança de que trará avanços reais para a mobilidade urbana e mais qualidade para os usuários”, afirmou Frederico.

O novo sistema contará com 24 veículos (atualmente são 18), sendo nove deles com ar-condicionado. A média mensal de viagens passará de 1.620 para 3.639, e a quilometragem mensal aumentará de 71.371 km para 106.343 km, ampliando significativamente a cobertura e a frequência do serviço.

Um dos principais destaques é a redução da tarifa: dos atuais R4,90 para R 4,00. “Essa redução é um estímulo direto para que mais pessoas utilizem o transporte público. Queremos oferecer um serviço moderno, confiável e acessível, que seja uma verdadeira alternativa para o dia a dia da população”, afirmou o secretário de Trânsito, Tiago Procópio.

O prazo da concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Entre as obrigações da nova empresa concessionária, estão: expansão de linhas e rotas; renovação da frota; adoção de tecnologias para controle operacional e informação ao usuário; redução de emissão de poluentes; bilhetagem eletrônica; e atendimento presencial por meio de um escritório comercial no Centro da cidade. A expectativa é que o novo serviço passe a operar no início de 2026.

Fonte: Larissa Borges Schneider / Ascom PMG
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.