DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
18 de abril de 2025

Hortênsias News

Alunas da Escola Luiz Loeser em Nova Petrópolis são premiadas na 6ª Mostra Capital

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Betina Konzen e Luana Weber conquistaram o 2º lugar em evento realizado no município de Feliz

As alunas Betina Konzen e Luana Weber, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, da Vila Olinda, foram premiadas durante a 6ª edição da Mostra Capital, realizada no município de Feliz nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. As estudantes conquistaram o 2º lugar no evento científico com o trabalho “As maravilhas espalhadas pelo mundo e em Nova Petrópolis” e foram credenciadas para levar a pesquisa à 5ª Mostra de Ciências, em Vassouras, no Rio de Janeiro.

Conforme contou a professora Djamar Ruoso, que orientou o desenvolvimento do trabalho, as alunas já haviam sido destaque na 1ª Mostra do Conhecimento da Escola Luiz Loeser, recebendo, dessa forma, a indicação para representar a instituição na 3ª Mostra do Conhecimento de Nova Petrópolis, da qual também saíram selecionadas para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) de Novo Hamburgo. Agora, com a última premiação conquistada, as estudantes se credenciaram para o evento em Vassouras.

A Mostra Capital é um evento de cunho científico promovido pela Escola Capital do Saber do município de Feliz, com o objetivo de desenvolver nos estudantes uma postura crítica, construtiva e pesquisadora. Participam trabalhos de diferentes instituições de ensino do Rio Grande do Sul e também de outros estados, que tenham sido premiados em outras feiras científicas afiliadas à Mostra.

Trabalho trata dos patrimônios históricos de Nova Petrópolis

O trabalho premiado na Mostra Capital analisou o patrimônio histórico tombado do município de Nova Petrópolis, tecendo comparação com as obras de arquitetura consideradas como as sete maravilhas do mundo.

Conforme a pesquisa, as maravilhas são divididas em antigas (Pirâmide de Gizé e Farol de Alexandria no Egito; Jardins Suspensos da Babilônia e Templo de Artemis no Iraque; Estátua de Zeus e Colosso de Rodes na Grécia; e Mausoléu de Halicarnasso na Turquia) e modernas (Coliseu de Roma na Itália; Petra na Jordânia; Muralha da China na China; Taj Mahal na Índia; Cristo redentor no Brasil; Machu Picchu no Peru e; Chichén Itzá no México). Os patrimônios tombados de Nova Petrópolis e estudados no trabalho foram o Moinho Rasche, Serraria Wickert no Pinhal Alto, Caixa Rural de Linha Imperial, Igreja Luterana de Nove Colônias e a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Höfsttater da Silva.

Foto: Divulgação
Fonte: Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.