DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
16 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Vladimir Putin compara invasão da Ucrânia à vitória sobre nazistas na 2ª guerra

Compartilhe este artigo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparou a guerra na Ucrânia ao confronto entre a União Soviética e o exército de Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial. Disse ainda que “foi forçado” pela Otan a atacar o país vizinho.

A declaração foi feita em discurso, ne

sta segunda-feira (9/5), data em que se celebra o 77º Dia da Vitória — em memória à vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra, em 1945.

“Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado. Hoje você está lutando por nosso povo em Donbas, pela segurança da Rússia, nossa pátria”, afirmou o líder russo.

Nomeando o conflito armado contra a Ucrânia de “operação militar especial”, Putin afirmou que a Rússia deu uma “resposta preventiva à agressão na hora certa”.

“A Rússia deu uma resposta preventiva à agressão, com uma decisão forçada e soberana. A operação militar especial era necessária e foi a decisão certa, na hora certa”, pontuou.

Apesar de citar o conflito armado, Putin não avaliou o progresso russo na Ucrânia e não indicou até quando a guerra deve durar.

Resposta

Em reação ao discurso de Putin, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país vencerá a guerra contra a Rússia.

“No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, afirmou, em discurso feito em Kiev, capital da Ucrânia.

Fonte: Metrópoles
Rebeca Borges
Foto: DW

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.