5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Vigilância em Saúde realiza inspeção em reservatórios de água para garantir segurança no abastecimento

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Vigilância em Saúde realiza inspeção em reservatórios de água para garantir segurança no abastecimento

A Secretaria da Saúde de Gramado, por meio das equipes da Vigilância Ambiental e da Vigilância Sanitária, concluiu nesta semana a inspeção anual dos reservatórios de água da Corsan, além de vistoriar locais abastecidos por poços artesianos. A ação tem como objetivo assegurar a qualidade da água consumida pela população e identificar eventuais riscos à saúde pública.

Durante a vistoria, foram utilizados drones para análise de áreas de difícil acesso, como tampas e estruturas superiores dos reservatórios, possibilitando uma avaliação mais precisa. Foram verificados diversos itens, como a integridade estrutural dos reservatórios, a vedação das tampas, a higiene e organização do entorno, as condições das tubulações e conexões dos sistemas de encanamento, bem como a identificação de riscos potenciais de contaminação da água.

Ao final da fiscalização, foi elaborado um Relatório Técnico com recomendações de adequações sanitárias e estruturais, que já foi encaminhado à Corsan para as providências cabíveis. “Essa fiscalização reforça o compromisso com a qualidade, segurança e integridade do abastecimento de água, protegendo a saúde de toda a população”, afirma o coordenador da Vigilância Ambiental, Clevison Gonçalves.

Vale destacar que a Vigilância Ambiental, por meio do programa Vigiágua, realiza monitoramento contínuo da qualidade da água, com coleta e análise mensal de amostras em diversos pontos da cidade. O objetivo é verificar os níveis de cloro residual, flúor, turbidez e garantir que a água distribuída à população esteja dentro dos padrões legais de potabilidade.

 

 

 

 

Fonte: Larissa Borges Schneider / Ascom PMG

Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.