DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
13 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Vereador Alfredo Schaffer inicia debate para redução da alíquota de IPTU em Canela

Compartilhe este artigo

Em seu último discurso na Câmara de Vereadores de Canela, o Presidente da Casa Legislativa, Alfredo Schaffer, explanou sobre os valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e da Taxa de Coleta de Lixo, e como argumento, trouxe para debate o valor da carga tributária em nosso município, que o mesmo considera muito elevada.

Alfredo iniciou dizendo saber da importância de tais impostos para o município, e que eles são basicamente usados para a manutenção dos serviços básicos da cidade, especialmente na saúde e educação, já que estas duas áreas possuem verbas vinculadas a estes tributos e comprometem acerca de 40% dos valores arrecadados.

Mas o ponto principal que o vereador quis trazer para debate, é o valor altíssimo que estes impostos passaram a ser cobrados nos últimos anos, devido ao aumento da planta de valores que se deu sem a adequação da alíquota de IPTU. Atualmente em Canela é cobrado 2% de IPTU para terrenos sem construções, e 0,27% para quem tem já construção em seu terreno.

Alfredo lembrou da importância de uma revisão do Código Tributário de Canela: “Proponho uma profunda Reforma Tributária em Canela, trazendo maior justiça tributária para os canelenses e pessoas de fora que possuem áreas na cidade.

Para continuarmos com o aumento no valor de mercado dos imóveis na planta de valores, deveríamos diminuir as alíquotas para algo em torno de 1,5%, para áreas não edificadas e 0,15% para quem já possuir construção”, lembrou.

O Presidente da Casa ainda finalizou dizendo que a inadimplência com esta reforma teria com certeza uma diminuição. Alfredo ainda lembrou que desde o início da pandemia, muitos dos contribuintes tiveram interferência em seus empregos ou empreendimentos, baixando seus ganhos, além claro do aumento de muitos produtos de uso diário para todos.

“Precisamos ter justiça tributária para preservar a saúde financeira do nosso cidadão canelense, o qual já sofre com o alto custo de vida que assola o país inteiro; precisamos ajudar o nosso contribuinte, sempre”, finalizou Alfredo.

Fonte: Ascom
Câmara Municipal de Canela

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.