DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
16 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Tem início o 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Compartilhe este artigo

Foto de capa da notícia: Tem início o 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

As cerimônias de acendimento da Chama Folclórica, nesta quinta-feira, 14 de julho, em Linha Imperial, e de Abertura Oficial, na sexta-feira, 15, na Rua Coberta, marcam o início da programação do 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O espetáculo “Cooperativismo em Movimento” será apresentado logo após o ato de abertura, na sexta-feira.

Já no sábado, 16, e no domingo, 17, o evento oferece extensa programação na Rua Coberta e em outros espaços do Município, com destaque para a participação de grupos folclóricos internacionais do México e Paraguai e dos estados de Alagoas, Ceará e Pará.

Desde a 39º edição, a Chama Folclórica representa a cultura, a paz e a diversidade, temas que caracterizam o Festival Internacional de Folclore. Marcando o início da 49ª edição, o acendimento será realizado no dia 14 de julho, às 19h, na Associação Cultural e Esportiva Concórdia, de Linha Imperial, com a participação do grupo Pasión y Arte, do Paraguai.

Na sexta-feira, 15 de julho, além da cerimônia de Abertura Oficial, às 14h30 a Rua Coberta receberá o Festival de Teatro e Música em Língua Alemã.

A cerimônia de abertura terá início às 19h30, e contará com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; dos secretários estaduais da Cultura, Beatriz Araújo, e de Turismo, Raphael Ayub; do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; e do presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Rafael Reidel Haas.

Logo após a cerimônia de abertura será encenado o espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, que contará com a participação de cerca de 300 pessoas. Com roteiro de Edineia Werner, a peça resgata a tradição cooperativista de Nova Petrópolis, numa homenagem ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito e em referência ao lema do 49º Festival Internacional de Folclore: “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”.

Além dos grupos internacionais do México e Paraguai e dos grupos estaduais de Alagoas, Ceará e Pará, a programação do sábado, 16, e do domingo, 17, contará com participações de atrações locais de Nova Petrópolis e da cidade de Feliz. As disputas de Jogos Germânicos também fazem parte da programação.

No sábado, às 15h30, acontecerá o Desfile de Integração na Av. 15 de Novembro. Já no domingo, 17, às 10h, o palco da Rua Coberta receberá a primeira Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade.

Na programação paralela do 49º Festival Internacional de Folclore, neste sábado, 16, acontecerá o Welt Bier Fest, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. E no domingo, 17, a partir das 14h, também haverá apresentações de grupos folclóricos no coreto do Parque Aldeia do Imigrante.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis.

O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Cervejaria Traum. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br.

Confira a programação completa do sábado e domingo

16 de julho – Sábado

Rua Coberta
9h – JOGOS GERMÂNICOS – Bolão de Corda – Grupos Locais

10h15min – Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas – Alagoas

10h45min – Escola de Educação Especial Sol Nascente – APAE – Nova Petrópolis

11h30min – Ballet Folklórico Pumas – México

12h30min – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará

13h15min – Pasión y Arte – Paraguai

14h – Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Infantil – Nova Petrópolis

14h45min – Essência Estúdio de Dança, Danças Criativas Regina Nienow e ReFit Academia – Nova Petrópolis

15h30min – DESFILE DE INTEGRAÇÃO – Avenida 15 de Novembro

16h30min – Francine Maria Pessoa Romão – Ceará

17h15min – Grupo Parafolclórico Vaingá – Pará

18h – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Feliz – Feliz

18h45min – Volkstanzgruppe Edestein – Adulto – Nova Petrópolis

20h15min – Ballerin Cia de Dança – Nova Petrópolis (Compromisso de Contrapartida da Lei Federal 14.017/2020 e Lei Aldir Blanc – artigo 2º, Inciso II)

19h – WELT BIER FEST – Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil

Ballet Folklórico Pumas – México
Grupo Parafolclórico Vaingá – Pará

17 de julho – Domingo

Rua Coberta

10h – Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade

11h- Banda Municipal de Nova Petrópolis – Nova Petrópolis

12h – Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas – Alagoas

12h30min – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará

13h15min – Sahashra Performing Arts Centre – Índia

14h – Böhmerlandtanzgruppe – Infantil – Nova Petrópolis

14h45min – Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará

15h30min – JOGOS GERMÂNICOS – Pregar o Prego – Grupos Locais

16h15min – Ballet Folklórico Pumas – México

17h – Pasión y Arte – Paraguai

17h45min – Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Adulto – Nova Petrópolis

18h30min – Francine Maria Pessoa Romão com a participação especial do Coro Pequenas Cantoras de NP e Coro Juvenil de NP – Ceará e Nova Petrópolis

19h15min – CTG Pousada da Serra – Nova Petrópolis

20h – Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará

Parque Aldeia do Imigrante

14h – Pasión y Arte – Paraguai

15h – Francine Maria Pessoa Romão – Ceará

16h – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará

Fonte: Ascom PMNP
Foto: Mauro Stoffel

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.