Equipes da Sulgás estão atualmente realizando trabalhos de infraestrutura no município de Canela. Essa ação faz parte da primeira fase da implantação da rede de gás natural da Sulgás, que tem como objetivo alcançar mais de 400 residências na região.
Essa expansão da rede de gás natural em Canela é uma prioridade no plano de crescimento da Sulgás no Rio Grande do Sul. As áreas de intervenção atual incluem a RS-235 e diversas ruas, como João Pessoa, Borges de Medeiros, Melvin Jones, Danton Corrêa da Silva e Baden Powell.
A meta da Sulgás é estender a rede por aproximadamente 4,9 km durante essa primeira fase, atendendo às necessidades dos setores industrial, comercial e residencial.
A Sulgás está investindo significativamente nesse projeto, com um orçamento de R$ 7,7 milhões para os anos de 2023 e 2024, beneficiando 11 condomínios do município, totalizando 418 unidades habitacionais. Além disso, a fábrica Dauper, que atualmente utiliza Gás Natural Comprimido (GNC) fornecido pela Sulgás, também será incorporada à nova rede de gás natural.
A Sulgás está empenhada em minimizar os impactos da obra. Os trabalhos ocorrem das 9h às 16h e as áreas afetadas são devidamente sinalizadas para garantir a segurança dos pedestres.
A empresa tem trabalhado em estreita colaboração com a Prefeitura Municipal de Canela para coordenar os horários das intervenções, levando em consideração a rotina da cidade e os eventos programados na região. Além disso, a Sulgás utiliza o método não destrutivo (MND), que envolve perfuração do solo com uma sonda direcional para minimizar escavações, evitando interferências existentes. Em locais onde rochas são identificadas, é necessário abrir valas para implantar a rede.
A previsão é que a primeira fase de implantação da rede de gás natural em Canela seja concluída até o primeiro semestre de 2023.
Fonte: Redação HN
Sulgás
Foto: Divulgação