A importância de cuidar da saúde mental nunca foi tão evidente quanto nos tempos atuais. A campanha do Setembro Amarelo é um alerta para a conscientização sobre esse tema, um lembrete de que todos nós, como sociedade, devemos trabalhar juntos para eliminar o estigma em torno das doenças mentais, apoiar aqueles que precisam de ajuda e promover o bem-estar emocional em todos os aspectos da vida.
É importante que a saúde mental seja uma prioridade porque o que ocorre na mente tem um impacto direto no corpo e na qualidade de vida. Em Gramado, a equipe da Secretaria da Saúde está pronta para auxiliar a população. “No SUS, temos as Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do sistema de saúde pública. As equipes de saúde dos postos estão preparadas para acolher a comunidade e para oferecer a avaliação e suporte necessários, também em saúde mental”, destaca a coordenadora da Saúde Mental de Gramado, Katiane Reis.
Os Centros de Atenção Psicossocial também são uma possibilidade de busca de ajuda e orientação em Saúde Mental. “Em casos de emergência em saúde ou saúde mental, com risco imediato, a indicação é buscar atendimento na emergência hospitalar”, explica Katiane.
Cuidar da mente deve ser uma jornada constante, e o primeiro passo é reconhecer que a saúde mental é tão importante quanto a física, e que as doenças que afligem a mente não são inventadas e devem ser levadas a sério.
Mais informações através do contato da Saúde Mental (54) 99354-7851 ou CAPS (54) 998401-7752.
Imagem: Divulgação/Ascom PMG