DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
26 de dezembro de 2024

Hortênsias News

Sessão Descentralizada da Câmara de Gramado será realizada no CTG Manotaço no dia 16 de setembro

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

A Câmara de Vereadores de Gramado realizará sua Sessão Descentralizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Manotaço no próximo dia 16 de setembro, em um encontro que destacará a importância da cultura tradicionalista na cidade e na região. Durante o evento, uma homenagem especial será prestada a Itacir de Lima Dutra, um dos grandes nomes que ajudaram a construir a história do CTG Manotaço.

Histórico do Homenageado

Itacir de Lima Dutra nasceu em 28 de outubro de 1961, na cidade de Esmeralda, onde teve seu primeiro contato com a tradição gaúcha, ao participar de seu primeiro tiro de laço. Casado com Geneci do Prado, com quem tem três filhos — Daniela, Daniane e Roberto —, Dutra mudou-se para Gramado em 1989. Nesse mesmo ano, foi convidado pelo patrão da campeira da época, Sr. Vanderlei Bolfe, a integrar a invernada campeira do CTG Manotaço.

Desde então, Dutra esteve intensamente envolvido em diversas atividades do CTG, contribuindo na organização de rodeios e cuidando da infraestrutura do parque, como a manutenção da cancha e dos alambrados. Ele desempenhava funções como a solta e o retorno do gado, sempre visando o sucesso dos eventos. Seu compromisso com o CTG se estendeu também à invernada artística e a eventos esportivos, como torneios de bocha.

Dutra representou o CTG Manotaço em vários rodeios pelo estado, levando o nome da entidade e da cidade de Gramado para diversas regiões, especialmente na Serra e no Litoral. Ele também participou ativamente da Semana Farroupilha, na busca da chama crioula e na organização do Galpão da Praça das Comunicações, um espaço dedicado à preservação e divulgação da cultura gaúcha aos turistas.

Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória foi sua participação como voluntário na construção do galpão que hoje abriga a sede do CTG Manotaço. Ele esteve presente desde o início da obra, ajudando na colocação do primeiro palanque até a finalização do telhado, em um processo que levou aproximadamente três meses.

A partir de 1996, Dutra começou a se envolver mais diretamente na parte cultural do CTG, especialmente após suas filhas começarem a dançar nas invernadas artísticas. Em 2001, ao lado de sua esposa, Geneci, ele assumiu a coordenação da invernada artística, promovendo a integração dos jovens em diversas áreas do CTG, desde a campeira até a parte social e administrativa.

Itacir e Geneci também se dedicaram a ações sociais e ao incentivo da participação dos jovens em concursos de prendas e peões, motivando-os a aprofundarem seus conhecimentos sobre a tradição gaúcha. Sob sua coordenação, o CTG Manotaço foi representado em eventos importantes da 27ª Região Tradicionalista, e alguns de seus integrantes chegaram a participar de concursos estaduais, como foi o caso de Fernando Gusen, Daniela Dutra e Rafael Clement.

Em 2004, um dos marcos dessa trajetória foi a participação no 2° Canta Zé Mendes e na inauguração do Memorial José Mendes, na cidade natal de Itacir, Esmeralda. Esta e outras conquistas refletem a importância de sua contribuição para o CTG Manotaço e para a preservação das tradições gaúchas em Gramado.

Imagem: Divulgação
Ascom CMG

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.