DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
13 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

São Chico realiza concurso cultural que vai escolher capa para CD do 29º Ronco do Bugio

Compartilhe este artigo

Foto Noticia Principal Grande

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto em parceria com a Secretaria de Educação está promovendo o projeto Música é arte e educação, que vai escolher a capa do cd que contará com as músicas apresentadas no 29º Rondo do Bugio, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto.

O concurso cultural vai envolver alunos do 6 ao 9º do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares.

O ritmo Bugio é considerado o único ritmo originário do Rio Grande do Sul, com um compasso musical que historicamente foi criado na região dos Campos de Cima da Serra, onde os gaiteiros serranos buscavam imitar o som de ronco do primata Bugio.

O Festival, que reúne unicamente o ritmo que dá seu nome, busca prestigiar autores, compositores, intérpretes e conjuntos regionalistas.

Os alunos deverão produzir em sala de aula uma ilustração inspirada no ritmo Bugio, que represente o Festival e a cidade. O projeto, sobretudo, tem o objetivo de promover o encontro entre a arte e a musicalidade numa integração entre o tradicional Ronco do Bugio e jovens alunos, desenvolvendo assim, material artístico e cultural.

Os 5 trabalhos finalistas, escolhidos por uma comissão, participarão de votação pública nas redes sociais oficiais do Município, onde a arte mais votada será escolhida para compor a capa do cd do 29º Ronco do Bugio. O vencedor será premiado com troféu e medalha durante o 29º  Ronco do Bugio, no dia 27 de agosto.

O Ronco do Bugio

O 29º Ronco do Bugio, tradicional festival de música regionalista gaúcha está com inscrições para músicos de todo o Estado, que devem apresentar composições inéditas. As inscrições são através do link https://bit.ly/29RoncodoBugio.

O Festival selecionará 23 composições inéditas com o ritmo Bugio, sendo 10 para compositores ou intérpretes nascidos ou moradores de São Francisco de Paula, 10 composições para músicos de todo o Estado e 3 composições na categoria Instrumental de Gaita. Confira o regulamento completo para as inscrições em: https://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br/portal/editais/0/3/3693/.

Fonte: Ascom PMSFP
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.