DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
14 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Rede Bem Cuidar: UBS São Luiz fortalecerá ações voltadas à população idosa de Canela

Compartilhe este artigo

f9854166-36c2-425d-826b-afa0337d62fe

O município de Canela realizou a adesão à Rede Bem Cuidar RS, que integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do governo do Estado. O objetivo é proporcionar melhorias e o fortalecimento dos serviços prestados à população.

Nesse momento, a Unidade Básica de Saúde (UBS) escolhida para o projeto-piloto é a do bairro São Luiz, seguindo os pré-requisitos do governo estadual, dentre os quais é possuir Estratégia de Saúde da Família.

De acordo com o prefeito Constantino Orsolin, desde o início da gestão, um dos pontos que ganha destaque no trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde é o fortalecimento da Atenção Básica em Saúde. “Saímos de um ano em que os indicadores da pandemia foram ainda mais preocupantes e várias ações foram interrompidas em razão da covid-19. Hoje, um dos focos é promover o retorno das atividades de modo efetivo, com a ampliação dos serviços em prol da comunidade”, destaca.

Segundo a enfermeira Catiana Benetti Foss Holdorf a iniciativa iniciou no São Luiz e tem como objetivo se estender para as demais unidades de Saúde. A profissional juntamente com a enfermeira Thaís Zini são as gestoras da Rede Bem Cuidar em Canela e as ações deste Programa são desenvolvidas pelos profissionais de saúde da UBS- equipe mínima (enfermagem, odontologia, medicos e agentes comunitárias de saúde) e equipe de apoio (serviço social, nutrição, psicologia, educação física, entre outros que poderão ser agregados).

A enfermeira Carla Jaqueline Dias, da UBS São Luiz, destaca que a atenção e qualificação da Atenção Primária à Saúde pode acontecer por meio do fortalecimento do que já é observado e realizado pelos colaboradores durante o tempo em que eles permanecem nas UBS’s.“Vivenciamos um período de transição demográfica que traz um processo de envelhecimento humano. Isso fez com que a Rede Bem Cuidar dedicasse, primeiramente, o olhar para os idosos”, explica.

Olhar específico aos idosos

A Rede Bem Cuidar preconiza uma transformação que ocorre inicialmente nos espaços físicos, infraestrutura e ambiência para facilitar o acesso do idoso, além de uma reorganização da própria equipe em seu processo de trabalho, tendo um olhar mais específico à algumas vulnerabilidades que observamos na população idosa.

A assistente social Aline frisa que a Rede Bem Cuidar tem como foco a prevenção e promoção da saúde do idoso, bem como, a recuperação dos mesmos através de um olhar e atenção diferenciados às necessidades desta população, seja através de atendimentos individualizados e também coletivos, tais como os grupos de convivência.

Conforme a nutricionista Patricia Reimann a região de abrangência da UBS estão cadastrados 400 idosos, e a equipe de saúde já realizou a avaliação multidimensional em mais de 50 idosos, para a avaliação do grau de vulnerabilidade clínico funcional destes.

Estas avaliações seguirão acontecendo com os demais idosos e servirá de base para a elaboração de planos terapêuticos individualizados, bem como, para conduzir as ações a serem realizadas para este público, tendo como objetivo uma melhor qualidade de vida ao idoso.

Primeiro encontro aconteceu no CIDICA

Na tarde de segunda-feira (30.05), idosos atendidos pela UBS do bairro São Luiz participaram do primeiro encontro da rede Bem Cuidar realizado no CIDICA. Este encontro proporcionou um espaço de convivência aos idosos, com atividades de educação em saúde, jogos e oficina de artesanato.

Os encontros ocorrerão quinzenalmente, com a realização de diversas atividades, tais como: rodas de conversa, educação em saúde, atividade física, artesanatos, jogos, passeios, entre outros.

As agentes comunitárias de saúde Cândia, Verônica, Elaine e Juliana destacam a importância destes momentos coletivos para os idosos, e o quanto estas ações melhoram a autoestima dos mesmos, contribuindo tanto para a saúde física quanto mental. “A felicidade estava estampada no rosto de cada um, dava para ver a alegria deles neste encontro”.

O secretário de Saúde, Leandro Gralha, agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais envolvidos e em especial pelo comparecimento de todos os idosos.

Fonte: Ascom PMC
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.