Foto: Jonathan Heckler/Agência RBS
Na manhã desta segunda-feira, às 08:03, um marco significativo foi atingido com o pouso do primeiro voo de reabertura no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Após um período de cinco meses de fechamento devido a alagamentos, a retomada das operações comerciais foi saudada com a chegada de um voo vindo de Campinas.
Com 71 voos comerciais previstos para o primeiro dia de operações e uma estimativa de 9 mil passageiros, o aeroporto está pronto para receber a movimentação aérea. A conclusão de mais uma fase da recuperação da pista e do terminal possibilitou essa retomada. As obras incluíram a limpeza e inspeção das placas de concreto, a fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros da pista, além de melhorias na sinalização, iluminação e sistemas de energia.
Foto: Jürgen Mayrhofer/Governo do Rio Grande do Sul
A capacidade atual do aeroporto, operado pela Fraport, permite receber até 128 frequências domésticas diariamente, com aproximadamente 12 operações por hora, das 8h às 22h.
A retomada dos voos será gradual e seguirá rigorosos padrões de segurança internacional, conforme o Ministério de Portos e Aeroportos. A próxima fase das obras está prevista para 16 de dezembro, com a expectativa de retomada da rota para a Cidade do Panamá. Em janeiro de 2025, estão programadas a retomada de voos diretos para Buenos Aires, Lima e Santiago.
A reabertura do Aeroporto Salgado Filho marca o início de uma nova era para a aviação em Porto Alegre, trazendo consigo não apenas a conectividade nacional, mas também perspectivas de novos voos internacionais.
Fonte: G1