O diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, tem intensificado o contato com a comunidade escolar para divulgar o projeto Vereador Jovem, cujas inscrições estão abertas desde o dia 27 de fevereiro. Nesta quinta-feira, Fábio visitou as escolas Gentil Bonato, Nossa Senhora de Fátima, Senador Salgado Filho e Santos Dumont. Já nesta sexta-feira, será a vez das escolas Maximiliano Hahn, Vicente Casagrande, Moisés Bezzi e Ramos Pacheco. Na próxima semana, outras instituições de ensino do município também receberão a visita da equipe.
Uma das novidades apresentadas aos estudantes é a alteração promovida pela Mesa Diretora da Câmara, que agora determina que apenas alunos dos 7º e 8º anos poderão se candidatar ao cargo de vereador jovem. No entanto, estudantes do 6º e 9º anos ainda participarão do processo eleitoral, votando para escolher seus representantes.
“Essa mudança foi definida pela Mesa Diretora porque, enquanto o 6º ano está iniciando a pré-adolescência, o 9º ano já está mais focado nas preocupações com o ensino médio. Trabalhar com os alunos do 7º e 8º anos torna o projeto mais eficaz e envolvente dentro das escolas”, explicou Fábio Schmatz.
O presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ike Koetz (Progressistas), acompanhou algumas das visitas e reforçou a importância do projeto para a formação cidadã dos jovens.
“O Vereador Jovem é uma excelente oportunidade para desenvolver novas lideranças e incentivar a participação política desde cedo. Os estudantes aprendem sobre o papel do vereador e do prefeito, mas, mais do que isso, compreendem a importância da cidadania e como cada um pode contribuir para uma Gramado mais inovadora e próspera”, destacou Ike.
Durante o programa, os vereadores jovens participam de cursos de oratória e desinibição, além de sessões ordinárias, onde podem apresentar proposições para melhorias em suas escolas e bairros.
Seja um Vereador Jovem! Inscreva sua escola e participe: https://www.youtube.com/watch?v=_xpPx1-IWA0.
Foto: Divulgação
Ascom CMG