Dólar: 5,66
Euro: 6,08
13 de abril de 2025

Hortênsias News

Projeto promove atividades culturais sobre arte urbana e povos originários na próxima semana

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

O projeto cultural “Muralismo e os Povos Originários: do Esquecimento à Inclusão” está com inscrições abertas para as atividades que acontecerão nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Biblioteca Cyro Martins, em Gramado. A proposta visa promover e valorizar os povos originários, resgatando suas culturas e tradições por meio do muralismo e do grafite.

Até o momento, o projeto já promoveu capacitações, contação de histórias em escolas, e oficinas de grafismo indígena na aldeia. As próximas atividades, que são gratuitas, estarão abertas à participação do público geral interessado na arte e na história dos povos indígenas da região.

Programação

  • 24/02 – Palestra “Grafite e Muralismo: Manifestações da Arte Urbana”
    Horário: 19h
    Ministrante: Renan Leandro (artista visual)
    A palestra abordará as origens e características do grafite e muralismo, discutindo sua influência na identidade visual das cidades e como artistas ao redor do mundo utilizam muros e fachadas como suporte para narrativas visuais. Será uma oportunidade de conhecer as técnicas e estilos que marcaram a arte urbana, além de refletir sobre o papel transformador da arte no espaço urbano.

  • 25/02 – Exibição do Documentário “Os Povos Originários da Serra Gaúcha”
    Horário: 19h
    Direção: Pedro Campos
    O documentário, produzido em 2023, traz relatos de pesquisadores, representantes indígenas e moradores de Gramado e da região, abordando a história dos povos indígenas que habitaram a Serra Gaúcha nos séculos XIX e XX.

Inscrições
As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Podem ser feitas pelos links abaixo:

Público-Alvo:
Estudantes de artes, design e arquitetura, apreciadores da arte urbana, estudantes e historiadores interessados na cultura dos povos originários, além de toda a comunidade em geral.

Sobre o Projeto
“Muralismo e os Povos Originários: do Esquecimento à Inclusão” é realizado em parceria com a aldeia Kaingang Kógūnh Mág, de Canela/RS, e integra uma série de ações que incluem oficinas de grafite, palestra sobre patrimônio imaterial, apresentação de dança indígena Kaingang, além da criação de murais artísticos na Vila Joaquina – Território Criativo, que se tornarão um legado cultural permanente para Gramado.

SERVIÇOS:

  • Palestra sobre Grafite e Muralismo:
    Data: 24/02, às 19h
    Local: Biblioteca Cyro Martins
    Valor: Gratuito
    Inscrições: Clique aqui para se inscrever

  • Exibição do Documentário “Os Povos Originários da Serra Gaúcha”:
    Data: 25/02, às 19h
    Local: Biblioteca Cyro Martins
    Valor: Gratuito
    Inscrições: Clique aqui para se inscrever

Realização:

  • Ateliê das Utopias
  • LM Produções Artísticas

Parceria:

  • Secretaria Municipal de Turismo de Gramado

Financiamento:

  • Procultura, Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul

Aproveite esta oportunidade única de se conectar com a arte urbana e a cultura dos povos originários de nossa região.

Imagem: Divulgação
Ascom Projeto “Muralismo e Os Povos Originários”

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.