O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o secretário de Inovação, Ike Koetz, e o secretário de Governança, Germano Junges, representaram o Poder Executivo de Gramado na entrega do projeto.
Na última semana, o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o secretário de Inovação, Ike Koetz, e o secretário de Governança, Germano Junges, cumpriram agenda na capital gaúcha, onde participaram do evento que marca o avanço do projeto do trem que ligará Porto Alegre a Gramado. Na quarta-feira, 4 de dezembro, a Sultrens – consórcio formado pelas empresas RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital – entregou ao Governo do Estado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).
O próximo passo é a análise do estudo pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que verificará se a proposta atende às normativas técnicas. O vice-prefeito Luia Barbacovi demonstrou otimismo com a proposta. “Esta iniciativa irá impulsionar o turismo em Gramado, na Região das Hortênsias e em toda a Serra Gaúcha. Além de ser um resgate histórico, a retomada da linha férrea atrairá novos investimentos, gerando emprego e renda”, afirmou.
Rota sobre trilhos
Com o objetivo de oferecer uma nova alternativa de deslocamento para um dos principais destinos turísticos do Estado, o trem percorrerá os 84 quilômetros que separam Porto Alegre e Gramado a uma velocidade de 130 km/h, realizando a viagem em pouco mais de uma hora. A proposta inicial é que o trajeto seja direto, sem paradas, partindo do Aeroporto Salgado Filho, atendendo especialmente os turistas que chegam ao Estado.
Foto: Divulgação
Ascom PMG