O Programa Vereador Jovem da Câmara de Gramado continua se estruturando e ganhando novos contornos! Na última quarta-feira, 19 de março, a Escola do Legislativo – Ivo Bezzi concluiu o processo de inscrições das escolas interessadas em integrar o projeto. Ao todo, 13 instituições manifestaram interesse em ter um aluno representando sua comunidade escolar no Parlamento Jovem.
Nova dinâmica do projeto
Neste ano, a dinâmica do projeto sofreu uma alteração: ao invés dos 18 estudantes eleitos nas edições anteriores, serão selecionados 13 em 2025. Assim, cinco vereadores serão padrinhos de um estudante cada, e quatro parlamentares apadrinharão dois vereadores jovens. Com essa nova organização, cada escola terá um representante, permitindo que a Escola do Legislativo trabalhe de maneira mais ágil, dinâmica e com um impacto ainda maior na formação dos alunos.
Próximos passos
Com o encerramento das inscrições, o diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, visitará as instituições para detalhar a execução do projeto e explicar como ocorrerão as campanhas e a eleição dos vereadores jovens, marcada para o dia 3 de abril. O resultado será divulgado no dia 4 de abril (sexta-feira), nas redes sociais da Câmara.
Escolas inscritas: Senador Salgado Filho, Henrique Bertolucci Sobrinho, Dr. Carlos Nelz, Pedro Zucolotto, Moisés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Pompéia, Presidente Vargas, David Canabarro, Vicente Casagrande, Boaventura Ramos Pacheco, Maximiliano Hahn e Gentil Bonato.
O que é o Programa Vereador Jovem?
O Programa Vereador Jovem é uma iniciativa que visa aproximar os estudantes do Poder Legislativo, estimulando a participação política e o protagonismo juvenil. Os vereadores mirins terão a oportunidade de propor leis, requerimentos, moções e indicações, contribuindo para a melhoria não apenas de suas escolas, mas também de seus bairros e da cidade como um todo.
“Nosso objetivo é tornar os jovens protagonistas, apresentando a eles o sistema político e o papel do cidadão desde cedo. Essa vivência permitirá que compreendam a importância da participação ativa na sociedade”, destacou Fábio Schmatz.
Foto: Divulgação
Ascom CMG