DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de fevereiro de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Procon de Canela alerta sobre casos de golpes aos aposentados e beneficiários do INSS

Compartilhe este artigo

15 k Seguidores Like Emoji Vermelho Azul Post de Instagram

Munidos de muita persuasão, golpistas têm gerado prejuízos na cidade. Por este motivo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Canela alerta a população, em especial a população idosa, e aqueles que possuem benefício do INSS como Aposentadoria, Pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como o golpe está acontecendo?

Este tipo de golpe está acontecendo com uma simples ligação telefônica, onde o atendente identifica que é funcionário do INSS, funcionário de algum banco ou consultor de alguma instituição financeira e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado oriundo de pagamentos feitos a mais ou de empréstimos descontados erroneamente ou terá que fazer “Prova de Vida”, do seu benefício.

O que fazer para evitar o golpe?

Para evitar cair neste tipo de golpe, não se deve aceitar nenhum tipo de ligação ou oferta quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS, e jamais passar dados pessoais como: RG, CPF, e do comprovante de residência, e simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor, tão pouco clicar em links enviados por pessoas desconhecidas no WhatsApp.

Caí neste golpe. O que devo fazer?

Aquele que, infelizmente, caiu neste golpe deve imediatamente ir até a delegacia local, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Procurar o Procon para proceder com o cancelamento do empréstimo e devolução do valor depositado em sua conta.

Em nenhuma hipótese o consumidor deverá pagar boletos enviados pelos próprios vendedores de empréstimo.

Preciso de um empréstimo. Como saber se não estou caindo em um golpe?

Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, ele deve procurar uma agência física de banco ou instituição financeira para ter todos os detalhes do negócio a ser realizado, ler atentamente as cláusulas do contrato, se informar a respeito do valor final a ser pago e não apenas acerca do valor da parcela que será debitada, e ainda dar preferência a estar sempre acompanhado ao fazer esse tipo de transação.

Procon Canela

Telefone: 3282-5121

WhatsApp: 54 9 91381905

e-mail: procon@canela.rs.gov.br

Endereço: Rua Dom Pedro II, nº8 – sala 1

Fonte: Ascom PMC
Sebrae
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com