DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
13 de junho de 2025

Hortênsias News

Prefeitura de Nova Petrópolis promove novas melhorias de acessibilidade na Praça das Flores

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Placa informativa escrita em Braille e piso tátil são alguns investimentos realizados

A Prefeitura de Nova Petrópolis tem realizado melhorias na Praça da Flores e também no entorno da Rua Coberta, no centro da cidade. Os investimentos têm o objetivo de tornar esses locais mais acessíveis às pessoas com deficiência, para que elas também possam visitar e usufruir do que esses espaços têm a oferecer.

As melhorias são promovidas pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, responsável pela administração da Praça das Flores e da Rua Coberta. De acordo com o secretário Rodrigo dos Santos, tanto a placa informativa com escrita em Braille que está instalada próximo ao Labirinto Verde, quanto o piso tátil que começou a ser colocado em 2022, fazem parte de um processo para tornar esses locais mais acessíveis à população e aos visitantes que possuem algum tipo de deficiência.

“Nova Petrópolis trabalha para se tornar uma cidade mais acessível, buscando desenvolver o lado social da cidade e alcançar um novo segmento turístico, o que pode movimentar ainda mais a nossa economia”, afirma o secretário Rodrigo.

Além da placa informativa que indica as principais atrações da Praça e da Rua Coberta, e do piso adaptado, no entorno também foi feita a substituição de parte dos ladrilhos que estavam comprometidos pela circulação de pessoas e as intempéries. Já em relação ao trânsito, há vagas de estacionamento exclusivas ao redor do quarteirão das ruas Sete de Setembro, Rui Barbosa e Frederico Michaelsen e a avenida 15 de Novembro, principalmente próximo às faixas de pedestres e aos parquímetros, para facilitar o acesso dos usuários.

“Importante salientar ainda que o Município promove ações voltadas às pessoas com deficiência. Exemplo disso é uma estrutura modular que é apresentada em feiras e eventos e que demonstra aos visitantes, por meio do toque e do olfato, por exemplo, o formato do Labirinto Verde, das esculturas do Parque Pedras do Silêncio e das asas delta que voam a partir do Ninho das Águias, e os aromas das cervejas que são tradicionais na região”, acrescenta Rodrigo Santos.

Fotos: Adriana Rabassa
Fonte: Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.