DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
14 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Prefeitura de Canela inicia desassoreamento do Parque do Lago

Compartilhe este artigo

A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, iniciou nesta quarta-feira (19/6) um importante projeto de desassoreamento no Parque do Lago. Esta ação é essencial para conter as águas das chuvas, evitando muitos alagamentos ao longo do percurso do Arroio Canelinha.

O desassoreamento visa a retirada de sedimentos acumulados no fundo do lago e em seu entorno, que, ao longo do tempo, comprometem a capacidade de armazenamento de água e a qualidade do ecossistema aquático.

Relevância da iniciativa

O secretário adjunto de Obras, Laurício Marques, destacou a importância desta iniciativa: “O desassoreamento do Parque do Lago é fundamental para a manutenção da infraestrutura urbana e para a segurança e bem-estar dos moradores de Canela. Além de prevenir problemas futuros, essa ação contribui para a preservação de um espaço de lazer e convivência que é muito querido pela nossa comunidade.”

Ele também alertou que a intervenção pode causar transtornos aos moradores devido ao mau cheiro do lodo retirado do local, mas ressaltou que o serviço é essencial. “Os detritos ficarão o menor tempo possível nas bordas e depois serão carregados para um local já licenciado”, explicou.

Acompanhamento e licenças

O prefeito Constantino Orsolin acompanha de perto os trabalhos da empresa contratada e comenta que todas as licenças ambientais foram expedidas para a realização do serviço. O prefeito também destaca que para prevenir alagamentos e minimizar os impactos das fortes chuvas o serviço é de suma importância, pois aumenta a capacidade de armazenamento do lago e arroio e ajudam a capacidade do local suportar grandes precipitações.

Futuras intervenções

Além do desassoreamento, o lago também deve ser despoluído num futuro próximo. Uma das contrapartidas da assinatura do convênio de aditivo da concessão da Corsan-Aegea é a intervenção na rede de esgotos que desembocam no local e a solução para a estação de tratamento instalada no parque.

Outro local, que já vem recebendo melhorias é na rua Felisberto de Moraes, no passeio do Parque do Lago, onde a equipe de drenagem trabalha na recuperação do canal.

Compromisso com a sustentabilidade

A Prefeitura de Canela reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população, implementando ações concretas que garantem a preservação dos recursos naturais e a segurança dos moradores.

O investimento de recursos previstos para o desassoreamento do lago é de no mínimo R$ 500 mil reais.

Foto: Rita Souza
Ascom PMC

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.