A Prefeitura de Canela conta, desde 2020, com uma ferramenta online de serviços ao cidadão e ao contribuinte. O aplicativo SysCidadão está disponível, gratuitamente, para solicitações e acompanhamento de serviços, documentos e informações. A tecnologia foi fornecida sem custos aos cofres públicos pela empresa System Software e Gestão.
O app é gratuito e está disponível para telefones com sistemas IOS e Android. Por ele, é possível protocolar documentos e requisitar serviços, ouvidoria e abrir solicitações diversas, que vão cair diretamente na caixa de entrada de quem resolve.
Após baixar o app, basta selecionar a cidade de Canela e encontrar rapidamente o tipo de solicitação que quer realizar, informar texto, anexar fotos e outros documentos e enviar. Em alguns minutos, o usuário receberá um e-mail confirmando a abertura do pedido. A partir daí, todas as movimentações serão enviadas também para o endereço de e-mail cadastrado.
O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo fala que esse aplicativo é para facilitar a comunicação entre a prefeitura e o cidadão disponibilizando diversos serviços que podem ser resolvidos por essa tecnologia sem precisar sair de casa.
Como baixar o aplicativo SysCidadão:
Digite na busca da loja de aplicativos “SysCidadão“, após encontrar, clique em instalar. Depois de instalado, escolha a cidade de Canela e uma nova tela disponibilizará os serviços já disponíveis.
Confira as principais funcionalidades já disponibilizadas no aplicativo:
* Acesso ao Portal de Transparência;
* Portal do Aluno (Educação);
* Lista de Espera (Educação);
* Ouvidoria Municipal (Administração);
* Abertura/Consulta de Processos (Administração);
* Solicitação/Emissão de Alvará (Administração);
* 2ª VIA do IPTU;
* Emissão de Certidão Negativa de Débitos(Tributação);
* Emissão de Certidão Negativa de ISSQN (Tributação);
* ITBI On-line (Tributação);
* Consulta de Licitações;
* Certidão Negativa do Imóvel;
* SIC (Serviço de Informação ao Cidadão);
* Acesso a NFSe.
Carnês do IPTU serão substituídos por emissão online de boletos online
Dentro das ações de modernização e sustentabilidade, a Prefeitura de Canela adota para 2023 o IPTU Digital, onde os carnês serão substituídos por emissão online de boletos, no aplicativo SysCidadão ou no site canela.rs.gov.br
“A implementação desta medida, pautada na eficiência e na economicidade, visa conferir ao contribuinte maior autonomia e segurança para a obtenção de dados, documentos e boletos, com acesso mais rápido e maior comodidade”, explica o secretário Luciano Nunes.
Para o contribuinte que não tem acesso à internet a Prefeitura terá a partir de janeiro 2023 clichês de atendimento para a emissão dos boletos.
Em 2022, a Prefeitura lançou mais de 25 mil carnês, que incluíam as folhas das parcelas. Com a medida, a Administração economizará em torno de R$ 100 mil, entre gráfica e com postagens pelos Correios.
Para esclarecimentos, os contribuintes podem se dirigir à Secretaria da Fazenda, rua Dona Carlinda, 455. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
Fonte: Ascom PMC
Imagem: Divulgação