Prefeitura de Canela conquista Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública 2025
A Prefeitura de Canela conquistou o Selo Prata do Programa Nacional de Transparência Pública, iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que avalia o nível de transparência dos portais institucionais de órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. Em 2025, o portal do Poder Executivo canelense alcançou 82,5% de aprovação, representando uma evolução em relação às edições anteriores da avaliação nacional.
Canela não recebia essa certificação há alguns anos. Ao assumir a administração municipal, no ano passado, o prefeito Gilberto Cezar reforçou junto à equipe de governo a importância da transparência e da lisura na gestão pública, delegando ao secretariado a responsabilidade de manter os dados do Município sempre atualizados e acessíveis à população.
“Precisamos manter a transparência na gestão pública para garantir o fortalecimento da democracia e da boa governança. Isso permite o controle social baseado em dados, aumenta a confiança da população no serviço público, melhora a eficiência administrativa e garante a participação cidadã, tornando os atos públicos acessíveis e fiscalizáveis”, destaca o prefeito.
Para a obtenção do selo, a Secretaria de Gestão Pública e o setor de Controle Interno, com o apoio do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação, atuaram de forma integrada para responder aos questionamentos do Programa Nacional de Transparência Pública e para manter o portal do Município constantemente atualizado, refletindo a realidade administrativa de Canela.
O programa da Atricon avalia os portais institucionais com base em critérios alinhados às Leis de Responsabilidade Fiscal e de Acesso à Informação, considerando aspectos como clareza e foco no cidadão, garantia do direito de acesso aos dados, atualização e completude das informações, controle adequado de dados sigilosos e a disponibilização detalhada das informações financeiras e orçamentárias.
Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela
Foto: Júlio Dias/Prefeitura de Canela










