DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de junho de 2025

Hortênsias News

Poder Executivo de Gramado tem nova estrutura administrativa

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Poder Executivo de Gramado tem nova estrutura administrativa

Principais alterações envolvem a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização e a Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa Civil!

 

A Administração Municipal de Gramado passou a contar com uma nova estrutura administrativa, desde sexta-feira (6), quando foi publicada no diário oficial a Lei Nº 36/2025, aprovada na Câmara de Vereadores no dia 2 de junho. A reformulação estabelece competências do Gabinete do Prefeito e Secretarias Municipais, visando otimizar a gestão pública, tornando-a mais eficiente no atendimento às demandas da comunidade e oferecendo serviços públicos mais eficazes. Na prática, a Prefeitura de Gramado segue com 15 Secretarias Municipais, sendo que algumas sofreram mudanças na nomenclatura e também passam a responder por novas aptidões.

As principais alterações envolvem a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização, que incorpora competências ligadas à segurança pública, incluindo ações de prevenção, fiscalização em conjunto com órgãos de segurança, gestão de sistemas de monitoramento urbano, dentre outras. O novo escopo da pasta inclui ainda a fiscalização da publicidade volante, que engloba toda forma de divulgação, indicação, recomendação, sugestão ou qualquer prática com a finalidade de angariar, arregimentar ou captar clientes para estabelecimentos ou atividades, independentemente do ramo, com ou sem o uso de pessoas ou artefatos publicitários. “Já estamos intensificando as ações e vamos fazer com que a legislação seja cumprida, visando a manutenção da ordem e da segurança”, afirma o secretário Tiago Procópio.

Já a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas passa a responder pelas Parcerias Público Privadas (PPP’s), que oferecem benefícios tanto para a gestão municipal quanto para a sociedade, aliando a expertise do setor privado com recursos públicos para execução de projetos e serviços. “Temos muitas possibilidades de parcerias, envolvendo diferentes áreas”, projeta o secretário Rafael Bazzan.

 

DEFESA CIVIL COM STATUS DE SECRETARIA

Outra mudança significativa está relacionada a Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa Civil, que passa a responder pelo Gabinete do Prefeito, tendo status de Secretaria Municipal. Com os eventos climáticos registrados nos últimos anos, a proposta busca uma melhor estruturação do órgão. “Esta medida garante plena articulação administrativa e funcional da Defesa Civil Municipal, possibilitando novas ações visando a prevenção e o atendimento a situações de riscos e emergências”, avalia a coordenadora Juliana Fisch.

A secretária da Administração, Débora Brantes, ressalta que a reestruturação proporciona maior coerência funcional à estrutura governamental municipal. “A revisão e atualização das competências de todas as Secretarias Municipais, com aprimoramento técnico e normativo, promove o alinhamento entre a norma legal e as atribuições efetivamente exercidas por cada pasta, em conformidade com os princípios da legalidade, eficiência e especialização administrativa”, conclui Débora Brantes.

 

 

COMO FICA A REESTRUTURAÇÃO:

– Gabinete do Prefeito;

– Secretaria Municipal da Administração;

– Secretaria Municipal da Agricultura;

– Secretaria Municipal da Fazenda;

– Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado;

– Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos;

– Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social;

– Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa;

– Secretaria Municipal da Educação;

– Secretaria Municipal de Esporte e Lazer;

-Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico;

– Secretaria Municipal do Meio Ambiente;

– Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas;

– Secretaria Municipal da Saúde;

– Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização;

– Secretaria Municipal de Turismo.

 

 

Fonte: Larissa Borges Schneider / Ascom PMG
Foto: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.