DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de maio de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Pizzaiolo Marcos de Oliveira de Canela (RS), Pizzaria The Petit, é 3º do mundo nas Olimpíadas da Vera Pizza

Compartilhe este artigo

The Petit - Canela

O Brasil fez história em uma Olimpíada que não envolve esporte. E sim, pizza. E das mais deliciosas e saudáveis.

Na Olimpíada da Vera Pizza, realizada em Napoli, na Itália, o pizzaiolo Marcos de Oliveira de Canela (RS), conquistou a melhor colocação de um brasileiro na história da competição.

Hoje Marcos é responsável pela equipe de uma das unidades da pizzaria The Petit, em Canela. Ele passou a realizar, junto com o dono da pizzaria, Peterson Secco, os cursos disponíveis no país sobre vera pizza napoletana. O resultado? Em todas as competições, ele figura no mínimo entre os dez melhores.

Sobre a Vera Pizza

Durante a competição, a fabricação foi de acordo com as especificações da organização da AVPN (Associação da Vera Pizza Napoletana). Eles possuem um manual para seguir as orientações com quantidade de molho, queijo, temperatura que vai assar, tipo de farinha, entre outros.

A receita perfeita da vera pizza, apesar de já existir há mais de 300 anos, foi registrada em 1984, quando reuniram 17 pizzarias italianas tradicionais da região de Napoli, para compararem suas receitas e ingredientes e estabelecem os parâmetros para a receita ideal. Isso depois dos americanos reivindicarem a paternidade da pizza.

A UNESCO reconheceu, em 2017, a vera pizza napoletana como patrimônio cultural e imaterial da humanidade, depois de um manifesto de pizzaiolos do mundo inteiro. Essa foi a primeira vez que a UNESCO incluiu uma comida em seus reconhecimentos.

Quem deseja experimentar a pizza que ganhou a 3ª colocação nas Olimpíadas pode conhecer as pizzarias Donnadina e Abbiamo, em Canela, que são afiliadas à AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana) e possuem a certificação de origem. Basta pedir o sabor Margherita, e se deliciar com a vera pizza napoletana.

Fonte e Foto: Divulgação
Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com