A Secretaria Municipal da Educação reuniu, na última quinta-feira (04), os gestores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para apresentação dos resultados do programa “Gramado Aprende Mais”. O objetivo é tornar o município referência em educação na região, por meio do desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes e qualificação do processo de gestão das instituições de ensino. O programa acompanha e monitora o rendimento dos estudantes nas avaliações internas e externas e propõe estratégias e ações para a melhoria dos indicadores de aprendizagem.
Durante o encontro, a secretária Simone Tomazelli apresentou os resultados gerais alcançados pela Rede no 1º trimestre letivo de 2024 e reforçou o crescimento das taxas de aprovação, aprovação com qualidade e fluência leitora nas 14 escolas de ensino fundamental.
Taxa de Aprovação | Taxa de Aprovação com Qualidade | Taxa de Leitores Iniciantes e Fluentes | |||
Estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental
com notas entre 50 e 64 pontos |
Estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental
com notas acima de 65 pontos |
Estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental | |||
2023 | 2024 | 2023 | 2024 | 2023 | 2024 |
66% | 73% | 35% | 39% | 65,3% | 72,8% |
Crescimento de 7% | Crescimento de 4% | Crescimento de 7,5% |
Fonte: Programa Gramado Aprende Mais e Programa Alfabetiza Tchê
Outro ponto destacado, foi o Índice Municipal da Educação do RS (IMERS) que compara a qualidade educacional entre os municípios gaúchos. Esse índice é obtido por meio da análise de quatro indicadores: índice de qualidade da alfabetização (IQA), índice de qualidade dos anos iniciais (IQI) e índice de qualidade dos anos finais (IQF) e taxa de aprovação total no ensino fundamental (IA). Os últimos dados divulgados são de 2022 e mostram que Gramado atingiu 63,11, ficando acima da média estadual, 57,19. Entre os municípios da região, Gramado está em 5º lugar, ficando atrás somente de municípios com menor número de habitantes.
Município | População | Ano | IMERS | IQA | IQI | IQF | IA |
Picada Café | 5.351 | 2022 | 74,14 | 75 | 73,75 | 56,83 | 98 |
Nova Petrópolis | 23.300 | 2022 | 73,56 | 71,85 | 73,33 | 62,69 | 97,5 |
Santa Maria do Herval | 6.340 | 2022 | 67,94 | 64,91 | 71,32 | 50,63 | 94,2 |
Igrejinha | 32.808 | 2022 | 67,27 | 65,94 | 67,66 | 48,95 | 98,7 |
Gramado | 40.134 | 2022 | 63,11 | 67,65 | 60,18 | 38,35 | 92,3 |
Três Coroas | 24.425 | 2022 | 60,52 | 60,28 | 57,91 | 44,93 | 94 |
São Francisco de Paula | 21.893 | 2022 | 58,17 | 64,13 | 50,19 | 35,35 | 96,5 |
Taquara | 52.242 | 2022 | 55,36 | 55,72 | 51,98 | 35,1 | 96,1 |
Canela | 48.946 | 2022 | 54,95 | 61,18 | 48,26 | 29,68 | 91,3 |
Parobé | 52.058 | 2022 | 53,78 | 54,06 | 48,12 | 39,16 | 94,4 |
Fonte: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul
Na comparação entre 2022 e 2023, o município também apresentou um crescimento no Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul (SAERS). Esta avaliação é aplicada pelo Governo do Estado nas turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em todos os municípios. Percebe-se a evolução nos índices aferidos pelo SAERS, com destaque para o 2º ano do Ensino Fundamental, aumentando 32 pontos em Matemática e 25 pontos em Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa | Matemática | |||||
2022 | 2023 | Crescimento | 2022 | 2023 | Crescimento | |
Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA) | 637 | 662 | +25 pontos | 522 | 554 | +32 pontos |
Índice de Qualidade dos Anos Iniciais (IQI) | 211 | 224 | +13 pontos | 225 | 237 | +12 pontos |
Índice de Qualidade dos Anos Finais (IQF) | 252 | 255 | +3 pontos | 254 | 266 | +12 pontos |
Fonte: Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul
O crescimento nos indicadores representa o comprometimento das equipes gestoras e docentes de todas as escolas da Rede, que buscaram estratégias para melhorar suas práticas e, consequentemente, seus resultados. Na oportunidade, cada escola compartilhou os dados referentes ao desempenho de seus estudantes, suas ações de destaque e proposições para solucionar os pontos de atenção ainda existentes na prática escolar.
Segundo a secretária, “estamos colhendo bons resultados e estipulamos uma meta alta porque almejamos uma educação de qualidade, reconhecemos a evolução de cada escola e sabemos que isso é fruto do trabalho coletivo. É uma satisfação perceber que o investimento realizado pela Administração Municipal, nesta gestão, vem apresentando resultados positivos”.
Como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido, as escolas que se destacaram e superaram a média da Rede nos percentuais de aprovação com qualidade foram certificadas. Sendo elas: EMEF Padre José Scholl, EMEI/EMEF Gentil Bonato, EMEI/EMEF Presidente Vargas, EMEF Mosés Bezzi, EMEI/EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho e EMEF Senador Salgado Filho.
Foto: Divulgação
Ascom PMG