O Festival Internacional de Música Gramado in Concert, que acontece de 1º a 8 de fevereiro de 2025, reunirá 130 músicos de destaque, incluindo a Orquestra Jovem de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a Orquestra Filarmônica UFRGS. A 11ª edição do evento contará com aulas práticas direcionadas a alunos e uma programação de apresentações abertas ao público.
Além das apresentações, as três orquestras convidadas participarão de oficinas com os professores do festival e se apresentarão durante a programação oficial. Os integrantes das orquestras serão distribuídos junto aos grupos de câmara selecionados, compondo as práticas de grupo do evento. Para acessar os horários das apresentações das orquestras, consulte a programação oficial.
O corpo docente do festival será composto por nove professores especializados em diversas áreas da música, com o objetivo de orientar os alunos nas mais diversas atividades do evento. São eles: dois professores de violino, um de viola, um de violoncelo, um de contrabaixo acústico, um de sopros/madeiras, um de sopros/metais, um de percussão e um de regência coral.
Esses profissionais conduzirão aulas, ensaios de naipe e coaching de música de câmara, com detalhes sobre as oficinas disponíveis no site oficial do festival.
Os professores confirmados são: Paulo Bosisio e Elisa Fukuda (violino), Peter Pas (viola), Heloisa Meirelles (violoncelo), Alexandre Ritter (contrabaixo acústico), Israel Muniz (sopros/madeiras), Darcio Gianelli (sopros/metais), Márcia Fernandes (percussão) e Márcio Buzatto (regência coral e Maestro do Coral do Festival).
O festival também contará com a presença do pianista Eduardo Knob e dos maestros Cláudio Cruz (maestro da Orquestra Sinfônica A) e Leandro L. Serafim (maestro da Orquestra Sinfônica B e um dos diretores artísticos do evento). A equipe do evento inclui ainda Allan John Lino (diretor artístico), Alison Seben (coordenador de logística), Bernardo Grings (coordenador pedagógico e de apoio artístico), Ailton Abreu (coordenador de música de câmara e arquivo) e Enya Ludmilla (coordenadora de secretaria).
Segundo Leandro L. Serafim, um dos diretores artísticos do evento, “a presença desses três grupos é uma excelente oportunidade tanto para o público de Gramado quanto para os turistas, pois eles são fundamentais no cenário musical brasileiro. Trata-se de três grupos com um caráter formativo importante, sendo dois projetos de orquestras jovens e um da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, todos representativos no Brasil”.
Fotos: Divulgação
Ascom Gramado In Concert