Dólar: 5,66
Euro: 6,08
8 de maio de 2025

Hortênsias News

Operação conjunta combate uso ilegal de câmaras de bronzeamento em Gramado

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Na manhã da última terça-feira (15), uma operação da Polícia Civil de Gramado e Canela, em conjunto com a Vigilância Sanitária de Gramado, cumpriu mandado de busca e apreensão em estabelecimentos de estética e residências do município que realizavam bronzeamento artificial com finalidade estética, baseada na emissão de radiação ultravioleta (UV), o que é proibido no Brasil desde o ano de 2009. Foram apreendidas três câmaras nestes locais.

A Resolução (Anvisa) nº 56/2009, que proíbe em todo o território nacional a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseados na emissão de radiação ultravioleta teve o reforço da Resolução – RE Nº 1.260, de 1º de abril de 2025 que legisla sobre a proibição do uso de lâmpadas de alta potência e utilizadas para bronzeamento artificial para fins estético como escurecimento de pele por indução de melonagênese.

Estudos apontam que a exposição a este tipo de radiação como fim estético, associado ao uso de outros produtos que aceleram o bronzeamento, podem causar danos à saúde, principalmente propiciando o desenvolvimento do Câncer de pele.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele melanoma é o tipo mais grave devido à alta possibilidade de provocar metástase, ou seja, a disseminação do câncer para outros órgãos. Ainda segundo estes dados, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde à 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

“Acredito que depois dos estudos realizados e do advento das legislações sanitárias vigentes que garantem a veracidade destes dados, o risco da radiação ultravioleta, como a de uma câmara de bronzeamento, não vale o benefício da beleza que se espera com a exposição”, comenta o Fiscal Sanitarista Angelo Casara Luciano. O fiscal ainda reforça que outras ações estão sendo organizadas a fim de conter a continuidade deste tipo de prática nas empresas de estética do município.

Fonte dos dados: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-pele

Fonte: Ascom PMG
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.