No parque localizado na Linha Bonita, com mais de 12 mil pés de oliveira e 29 hectares de área plantada, várias autoridades marcaram presença, incluindo o governador Eduardo Leite, o prefeito Nestor Tissot e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, além do presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, e os proprietários do Olivas de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci e André Bertolucci.
“Gramado talvez seja hoje um dos principais polos consumidores do azeite de oliva, devido ao grande volume de restaurantes e hotéis. Estamos felizes em sediar este importante evento para nosso estado e desejamos boas-vindas a todos em nossa cidade”, destacou o prefeito Nestor Tissot.
Para o governador Eduardo Leite, a olivocultura e o olivoturismo têm um impacto econômico significativo, que vai além da produção de azeites. “O turismo atrai visitantes, que consomem nos restaurantes e hotéis, gerando empregos importantes para nosso estado. Temos muito orgulho de produzir cerca de 80% do azeite do Brasil”, ressaltou Leite.
O parque Olivas de Gramado é um projeto em andamento há cerca de cinco anos, localizado na Linha Bonita, no interior do município, com 12,6 mil pés de oliveira em uma área plantada de 29 hectares.
“André Bertolucci afirmou que, diferente de outras regiões que enfrentaram problemas climáticos, na Serra Gaúcha houve até um aumento na safra. Ele espera uma colheita de cerca de 14 toneladas neste ano e pretende iniciar a colheita em breve, seguindo por aproximadamente dez dias”, relatou.
Antes da abertura oficial, houve um painel sobre olivoturismo com a participação de André Bertolucci (Olivas de Gramado), Renato Fernandes (Presidente do Ibraoliva) e Luiz Fernando Rodrigues (Secretário Estadual de Turismo), mediado por Luciane Gomes (Revista Azeite e Olivais).
O evento foi promovido pela Seapi e pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura, em parceria com o Parque Olivas e a Prefeitura de Gramado.
Fonte: Redação HN
Fotos: Ascom PMG & Lucas Brito/Grupo RSCOM