O Parque Olivas de Gramado, em parceria com o Studio Prestes, celebra o septuagésimo aniversário de Gramado com a exposição “Gramado 70 Anos”. A mostra, composta por 23 aquarelas do renomado artista plástico Joaquim da Fonseca, de 90 anos, ficará em cartaz até 4 de janeiro de 2025 no Espaço Cultural do parque. As obras retratam com cores vibrantes as belezas naturais e as características do interior de Gramado, destacando a singularidade de suas colônias.
Com curadoria do gestor cultural Cézar Prestes, a exposição evidencia a riqueza das paisagens e da cultura local. “Joaquim da Fonseca, professor, escritor e artista visual, tem o dom de eternizar, por onde passa, as paisagens que o emocionam, transmitindo-as com uma luz única, que mistura sombras e cores, marcando para a história cultural não só o nosso Estado e Brasil, mas também outros países”, comenta Prestes.
Azeite Comemorativo aos 70 Anos de Gramado
Localizado em Linha Nova, berço de Gramado, o Olivas de Gramado faz outra homenagem à cidade. A produtora de azeite criou um blend exclusivo de azeite extravirgem, comemorando as sete décadas de emancipação política de Gramado. A mistura é feita com três variedades de azeitonas cultivadas no pomar do Olivas: Koroneiki, Frantoio e Coratina, resultando em um azeite de sabor suave e intenso, perfeito para acompanhar massas, risotos, queijos curados, carnes vermelhas e caças.
A flor símbolo de Gramado, a hortênsia, estampa o rótulo comemorativo, que também traz detalhes em dourado sobre fundo branco, em um estilo clássico e sofisticado. “Criamos essa edição limitada, com apenas 120 garrafas, como uma homenagem aos 70 anos de emancipação de Gramado. Cada unidade será um presente para aqueles que contribuíram para o sucesso da nossa cidade”, destaca André Bertolucci, sócio, azeitólogo e mestre lagareiro do Olivas. A primeira unidade do lote foi entregue a Joaquim da Fonseca.
Lançamento do Livro “Alemanha, Uma Vez”
O vernissage realizado na quarta-feira, 4 de dezembro, no Olivas de Gramado, além de inaugurar a exposição “Gramado 70 Anos”, também marcou o lançamento do rótulo de azeite comemorativo. Durante o evento, Joaquim da Fonseca, autor e ilustrador do livro “Alemanha, Uma Vez”, autografou exemplares para convidados e autoridades presentes. A publicação é uma das últimas ações do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, comemorado ao longo de 2024.
“Este evento não só celebra a imigração alemã no Rio Grande do Sul, como também os 70 anos de emancipação política de Gramado. O Parque Olivas de Gramado sempre foi um espaço dedicado à arte, cultura e à história da nossa comunidade, e temos o compromisso de divulgar a memória e a identidade cultural da cidade”, afirmou Daniel Bertolucci, coordenador cultural e sócio do Olivas de Gramado.
Sobre Joaquim da Fonseca
Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, RS, em 1935. Com mais de 50 exposições individuais e participação em mostras no Brasil e nos Estados Unidos, Fonseca se expressa principalmente através do desenho e da aquarela. Desde 2009, ele reside em Brasília, onde se dedica à produção de aquarelas, especialmente de paisagens. Em 2012, apresentou uma exposição de 33 aquarelas no Palácio do Congresso de Brasília, que também foi exibida no Gabinete da Vice-Presidência da República, no Palácio do Planalto.
Fonseca foi professor de Design no Centro Universitário Uni Ritter e coordenador do Curso de Comunicação Social das Faculdades de Taquara (RS). Além disso, foi professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFRGS, onde lecionou de 1974 a 1996.
Fotos: Divulgação
Ascom Olivas de Gramado