DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
20 de janeiro de 2025

Hortênsias News

Olivas de Gramado promove exposição de Joaquim da Fonseca e lança azeite comemorativo aos 70 anos da cidade

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

O Parque Olivas de Gramado, em parceria com o Studio Prestes, celebra o septuagésimo aniversário de Gramado com a exposição “Gramado 70 Anos”. A mostra, composta por 23 aquarelas do renomado artista plástico Joaquim da Fonseca, de 90 anos, ficará em cartaz até 4 de janeiro de 2025 no Espaço Cultural do parque. As obras retratam com cores vibrantes as belezas naturais e as características do interior de Gramado, destacando a singularidade de suas colônias.

Com curadoria do gestor cultural Cézar Prestes, a exposição evidencia a riqueza das paisagens e da cultura local. “Joaquim da Fonseca, professor, escritor e artista visual, tem o dom de eternizar, por onde passa, as paisagens que o emocionam, transmitindo-as com uma luz única, que mistura sombras e cores, marcando para a história cultural não só o nosso Estado e Brasil, mas também outros países”, comenta Prestes.

Azeite Comemorativo aos 70 Anos de Gramado

Localizado em Linha Nova, berço de Gramado, o Olivas de Gramado faz outra homenagem à cidade. A produtora de azeite criou um blend exclusivo de azeite extravirgem, comemorando as sete décadas de emancipação política de Gramado. A mistura é feita com três variedades de azeitonas cultivadas no pomar do Olivas: Koroneiki, Frantoio e Coratina, resultando em um azeite de sabor suave e intenso, perfeito para acompanhar massas, risotos, queijos curados, carnes vermelhas e caças.

A flor símbolo de Gramado, a hortênsia, estampa o rótulo comemorativo, que também traz detalhes em dourado sobre fundo branco, em um estilo clássico e sofisticado. “Criamos essa edição limitada, com apenas 120 garrafas, como uma homenagem aos 70 anos de emancipação de Gramado. Cada unidade será um presente para aqueles que contribuíram para o sucesso da nossa cidade”, destaca André Bertolucci, sócio, azeitólogo e mestre lagareiro do Olivas. A primeira unidade do lote foi entregue a Joaquim da Fonseca.

Lançamento do Livro “Alemanha, Uma Vez”

O vernissage realizado na quarta-feira, 4 de dezembro, no Olivas de Gramado, além de inaugurar a exposição “Gramado 70 Anos”, também marcou o lançamento do rótulo de azeite comemorativo. Durante o evento, Joaquim da Fonseca, autor e ilustrador do livro “Alemanha, Uma Vez”, autografou exemplares para convidados e autoridades presentes. A publicação é uma das últimas ações do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, comemorado ao longo de 2024.

“Este evento não só celebra a imigração alemã no Rio Grande do Sul, como também os 70 anos de emancipação política de Gramado. O Parque Olivas de Gramado sempre foi um espaço dedicado à arte, cultura e à história da nossa comunidade, e temos o compromisso de divulgar a memória e a identidade cultural da cidade”, afirmou Daniel Bertolucci, coordenador cultural e sócio do Olivas de Gramado.

Sobre Joaquim da Fonseca

Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, RS, em 1935. Com mais de 50 exposições individuais e participação em mostras no Brasil e nos Estados Unidos, Fonseca se expressa principalmente através do desenho e da aquarela. Desde 2009, ele reside em Brasília, onde se dedica à produção de aquarelas, especialmente de paisagens. Em 2012, apresentou uma exposição de 33 aquarelas no Palácio do Congresso de Brasília, que também foi exibida no Gabinete da Vice-Presidência da República, no Palácio do Planalto.

Fonseca foi professor de Design no Centro Universitário Uni Ritter e coordenador do Curso de Comunicação Social das Faculdades de Taquara (RS). Além disso, foi professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFRGS, onde lecionou de 1974 a 1996.

Fotos: Divulgação
Ascom Olivas de Gramado

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.