DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
1 de março de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Oficinas gastronômicas tem chefs voluntários e receitas com PANC no Festival de Gastronomia de Gramado

Compartilhe este artigo

O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado acontece até o dia 17 de setembro, diariamente das 11h30 às 22 horas, no Centro de Gramado

A entrada é gratuita e o evento conta com a participação de 16 restaurantes oferecendo a tradicional comida de rua com receitas exclusivas. Também participam do evento em Gramado cinco vinícolas e cinco cervejarias.

A programação conta ainda com os tradicionais Festins e Tour Gastronômico por restaurantes da cidade, concurso Melhor Chef e Chef Kids, Corrida de Garçons e as oficinas gastronômicas com chefs voluntários convidados pelas instituições UCS- Região das Hortênsias, Senac e Escola Chef Gourmet.

Nas oficinas os chefs ensinam ao público receitas práticas com uso das PANC- Plantas Alimentícias Não Convencionais, tema do evento em 2023.

Nos cinco primeiros dias de evento o público já pode aprender como preparar, por exemplo, Salada PANC com molho de Amendoim, Nhoque de batata com flôr de capuchinha e cogumelos lactárius delicius ao molho de Bertalha Nirá e Gruyere, Omelete de Transagem,Talharim de Ora pro nóbis e molho rústico de tomate com crocante de Azedinha, Pão de Urtigão, Patê de Bertalha com Ricota, Quiche de Caruru, Brownie de Erva Mate, entre outras delícias.

“A UCS como instituição comunitária não poderia ficar de fora de um evento como o Festival que traz uma interação trazendo conhecimento ao público. Sempre participamos trazendo cultura e conhecimento aos visitantes”, fala a coordenadora do Curso de Gastronomia da UCS, professora Kátia Souza.

Ela ressalta que, além das oficinas, a UCS promove no dia 16 de setembro no Festival o Entre Chefs- uma batalha entre chefs convidados, que criarão pratos que serão avaliados pelos convidados e público. Participam das oficinas pela UCS os chefs Gilvan Bertinati, Suelen França e Katia Souza.

A chef e professora de Gastronomia Larissa Marques, da Escola Chef Gourmet, apresenta no evento receitas com Panqueca de PANC e Pesto de Capuchinha. “Através das receitas nas oficinas o objetivo é explorar o tema PANC ao máximo”, fala Larissa. Também ministrará oficinas pela escola o chef Jardel Hay.

Pelo Senac ministram oficinas no evento as chefs Arika Messa, Bruna Beal Gotardo e Sandra Weiss Barth. A diretora do Senac Gramado, Daniela Barbosa, destaca que “nossa forma de apoio ao festival é com as oficinas gratuitas e com o Concurso Melhor Chef no dia 13 com premiação às 15 horas. São 13 oficinas com o tema PANC este ano e por meio delas conseguimos dar acesso à aulas e cultura gastronômica com muito aprendizado”.

Os visitantes do evento nos próximos dias poderão acompanhar oficinas com receitas como Caldo Verde com PANC, Picles de Talos de beterraba, Tabule de Folhas de rabanete, Charuto de Taioba, Risoto de brotos de beterraba,Mousse de Chocolate Branco com Mestruz e Arroz caldoso de cordeiro com ora-pro-nóbis.

A programação completa pode ser acessada no link: https://festivalgastronomiagramado.com.br/programacao/

O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2023 acontece de 06 a 17 de setembro com:Lei Rouanet.
Patrocínio Sulgás. Copatrocínio Sicredi Pioneira, Corsan e Aegea: Agora, juntas. Nossa natureza movimenta o Rio Grande.
Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis.
Apoio: Orquídea Alimentos, Sebrae, Melitta, Cerveza Patagonia, Stemac Grupos Geradores e RBT Internet.
Apoio Institucional: Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Chef Gourmet Gramado e UCS – Universidade Caxias do Sul Campus Região das Hortênsias.
Colaboração: Vinícola Miolo e Materia Capitão Rodrigo.
Agente Cultural: Marca Produções.
Promoção: Prefeitura de Gramado.
Correalização: Abrasel. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Mais informações e programação em www.festivalgastronomiagramado.com.br e @festivaldegastronomia.

Foto: Cleiton Thiele
Fonte: Ascom Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com