DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de novembro de 2024

Hortênsias News

Oficina ReciCRIATIVIDADE transforma materiais do dia a dia em arte nas escolas municipais de Canela

Compartilhe este artigo

As atividades trabalham a mente das crianças e com isso melhoram a criatividade, coordenação motora e a capacidade de resolução de problemas

As escolas municipais de Canela estão recebendo a Oficina ReciCRIATIVIDADE, oferecida por Daiene Cliquet no turno da tarde. A iniciativa busca dar novos significados a materiais cotidianos, como copos, canudos e caixas de ovos, transformando-os em arte e brinquedos. As atividades não apenas estimulam a criatividade das crianças, mas também melhoram sua coordenação motora e capacidade de resolver problemas.

“A ideia do artesanato é trabalhar com coisas que iriam para o lixo e dessa forma elas ganham uma sobrevida. Para as crianças, é uma forma lúdica de estimular a criatividade, resolução de problemas, coordenação motora e habilidades sociais. Essas atividades são importantes não só no aspecto artístico, mas também no desenvolvimento pessoal das crianças”, explicam César e Daiene Cliquet.

Os benefícios já são perceptíveis no dia a dia das crianças em sala de aula, como observam as professoras Jaqueline Loss e Sofia Bortoli das turmas 21 e 22 da Escola Severino Travi. As crianças demonstram maior organização e engajamento, algo notável neste início de ano letivo.

As atividades da oficina são adaptadas de acordo com a faixa etária das crianças, incluindo desde contação de histórias para os pequenos até a produção de curtas-metragens para os mais velhos. Andrew do Luis dos Santos Borges, de 8 anos, expressa sua alegria com as atividades, especialmente com a produção de fantoches e o desejo de que ocorram com mais frequência.

As oficinas de Artesanato e Educação fazem parte do programa de credenciamento conduzido pela Secretaria de Educação, destinado a atender os alunos em tempo integral. Vale ressaltar que esse credenciamento ainda está em andamento, com a expectativa, de que mais professores e oficineiros se credenciam para atender um maior número de alunos da rede municipal de ensino.

Foto: Fernanda Amaral
Ascom PMC

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.