DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
2 de março de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Nova Petrópolis recebe visitas do Consulado da República Tcheca

Compartilhe este artigo

Foto de capa da notícia: Nova Petrópolis recebe visitas do Consulado da República Tcheca

Nos dias 12 e 13 de maio, Nova Petrópolis recebe a visita do cônsul da República Tcheca em São Paulo, Viktor Dolista, e do cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz.

Durante os dois dias, os hóspedes oficiais participam de atividades relacionada à imigração boêmia e o seu legado cultural no Município.

Na manhã da quinta-feira, 12 de maio, Viktor e Fernando foram recebidos no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. A visita foi acompanhada pelo vice-presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, Nestor José Grings; além de Ary Antônio Hillebrand, Luciane Schommer e Álvaro Benevenuto Jr, que também integram a entidade.

Durante a tarde, os cônsules e o prefeito fizeram uma visita ao Museu de Família Hillebrand, mantido por Adelia e Ovidio Hillebrand, em Linha Imperial.

Na sequência, o grupo participou da inauguração do Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia, instalado junto ao Moinho e Serraria Hillebrand, em Linha Imperial. A homenagem é uma iniciativa da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, presidida por Cláudio Hillebrand.

“Temos em Nova Petrópolis uma rica participação histórica e cultural das mais de 200 famílias que vieram da Boêmia. Não menos importante é o trabalho da Associação de Descendentes, que trabalha incansavelmente para preservar todo este legado.

Portanto, o dia de hoje, em que os cônsules nos honram com suas visitas, ficará marcado na história de Nova Petrópolis”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Conhecidos historicamente como “alemães do sul”, os boêmios constituíram o terceiro movimento de migração da formação do atual Município de Nova Petrópolis, estabelecendo-se nas localidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe e Nove Colônias a partir de 1870.

Em razão desta característica histórica, essa região do interior do Município é identificada como Distrito dos Boêmios. Atualmente, a antiga região do Reino da Boêmia faz parte da República Tcheca.

Fonte: Ascom PMNP
Fotos: Francis Jonas Limberger

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com