DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Nova Petrópolis recebe visitas do Consulado da República Tcheca

Compartilhe este artigo

Foto de capa da notícia: Nova Petrópolis recebe visitas do Consulado da República Tcheca

Nos dias 12 e 13 de maio, Nova Petrópolis recebe a visita do cônsul da República Tcheca em São Paulo, Viktor Dolista, e do cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz.

Durante os dois dias, os hóspedes oficiais participam de atividades relacionada à imigração boêmia e o seu legado cultural no Município.

Na manhã da quinta-feira, 12 de maio, Viktor e Fernando foram recebidos no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. A visita foi acompanhada pelo vice-presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, Nestor José Grings; além de Ary Antônio Hillebrand, Luciane Schommer e Álvaro Benevenuto Jr, que também integram a entidade.

Durante a tarde, os cônsules e o prefeito fizeram uma visita ao Museu de Família Hillebrand, mantido por Adelia e Ovidio Hillebrand, em Linha Imperial.

Na sequência, o grupo participou da inauguração do Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia, instalado junto ao Moinho e Serraria Hillebrand, em Linha Imperial. A homenagem é uma iniciativa da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, presidida por Cláudio Hillebrand.

“Temos em Nova Petrópolis uma rica participação histórica e cultural das mais de 200 famílias que vieram da Boêmia. Não menos importante é o trabalho da Associação de Descendentes, que trabalha incansavelmente para preservar todo este legado.

Portanto, o dia de hoje, em que os cônsules nos honram com suas visitas, ficará marcado na história de Nova Petrópolis”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Conhecidos historicamente como “alemães do sul”, os boêmios constituíram o terceiro movimento de migração da formação do atual Município de Nova Petrópolis, estabelecendo-se nas localidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe e Nove Colônias a partir de 1870.

Em razão desta característica histórica, essa região do interior do Município é identificada como Distrito dos Boêmios. Atualmente, a antiga região do Reino da Boêmia faz parte da República Tcheca.

Fonte: Ascom PMNP
Fotos: Francis Jonas Limberger

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.