DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
20 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Nova Petrópolis integra grupo para elaboração de Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Compartilhe este artigo

Projeto é liderado pelo Instituto Mira-Serra e envolve os municípios da bacia hidrográfica do Rio Caí

A Prefeitura de Nova Petrópolis participa desde o ano passado de um grupo de trabalho, no qual há representantes de municípios integrantes da Bacia do Caí, para desenvolver planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica. A iniciativa é liderada pelo Instituto Mira-Serra, que firmou um termo de cooperação com o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça Regional Caí.

Os técnicos dos municípios participam de encontros de capacitação e oficinas de orientação online. Esses momentos propiciam a troca de experiências, resultando na entrega de estudos parciais.

A Lei da Mata Atlântica consiste em um instrumento legal para que os municípios possam atuar na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica. Além disso, a cidade precisa possuir um plano estruturado para que continue licenciando atividades florestais através do Convênio de Mata Atlântica.

O processo de elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica de Nova Petrópolis, município que tem 100% do seu território inserido na Mata Atlântica, está sendo conduzido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a colaboração da pasta de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação. Também participam representantes de órgãos públicos, entidades e sociedade civil. O objetivo é identificar e mapear remanescentes do bioma Mata Atlântica no município e propor ações de conservação e recuperação.

O cronograma de trabalho prevê a participação de toda a sociedade para o levantamento de dados e informações necessárias ao diagnóstico do Município através de oficinas, reuniões e audiências públicas.

Foto: Divulgação/Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.