Todas as unidades básicas de saúde irão vacinar em livre demanda
De 16 a 27 de outubro, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis realiza a Campanha de Multivacinação da atualização das cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes de zero a 14 anos completos. Nesse período, todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município irão aplicar os imunizantes do calendário oficial de rotina estabelecido pelo Ministério da Saúde para essa faixa de idades. O Dia D da campanha acontece no dia 21, um sábado, quando todos os postos estarão abertos para vacinação.
Conforme explica a coordenadora da Epidemiologia do Município, a enfermeira Aline Portz, durante a campanha serão aplicadas todas as vacinas disponíveis para as crianças e adolescentes até 14 anos completos. “A ideia é que pais ou responsáveis levem os menores até os postos para revisar a situação das cadernetas de vacinação. Caso algum imunizante esteja faltando, será aplicado na oportunidade”, detalha.
A vacinação será em livre demanda, sem necessidade de agendamento nas UBSs. Aqueles que comparecerem, deverão apresentar no ato a caderneta de vacina e o cartão SUS como documentos oficiais.
A Campanha de Multivacinação é uma iniciativa que acontece em todo o país, em períodos diferentes do ano, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e impedir a reintrodução de doenças consideradas eliminadas. Mas, para isso, as autoridades de saúde pedem a colaboração das famílias para que as crianças e adolescentes estejam com as aplicações dos imunizantes em dia.
Confira o serviço
O que é? Campanha Nacional de Multivacinação para atualização das cadernetas de vacina de crianças e adolescentes
Quando? De 16 a 28 de outubro
Onde? em todas as UBSs de Nova Petrópolis
O que será feito? A conferência das cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes de zero a 14 anos completos, e, no caso daqueles que ainda estiverem com alguma imunização em falta, será feita a aplicação de todas as vacinas disponíveis.
Quais documentos levar? Caderneta de vacinação e cartão SUS
Foto: Adriana Rabassa/Ascom PMNP