DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
17 de julho de 2025

Hortênsias News

Nova Petrópolis efetiva Programa de Residência Médica na rede municipal de saúde

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Primeiro médico residente foi apresentado em cerimônia nesta terça-feira

Nova Petrópolis passou a contar na última semana, pela primeira vez, com um médico residente na rede municipal, na área de Estratégia de Saúde da Família. O profissional foi apresentado em cerimônia nesta terça-feira, 14 de março, e irá atuar nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Centro e do Vale Verde, a partir do convênio firmado entre o Município e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 2022, que instituiu o Programa Municipal de Residência Médica.

Durante a solenidade de apresentação, o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martin Wissmann, relatou o caminho percorrido pelo Município até a chegada do médico residente Erick William Rocha de Albuquerque – selecionado através de processo realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. “Desde 2010 nossa cidade está 100% coberta pelo programa de Estratégia de Saúde da Família. Então, receber um residente de medicina nessa área é muito significativo”, disse. O relato foi compartilhado com a coordenadora do Internato em Medicina de Família e Comunidade e supervisora de Residência Médica da Unisinos, Cristina Zabka.

Entre as iniciativas citadas que resultaram na efetivação do Programa Municipal de Residência Médica de Nova Petrópolis, estão o estágio oferecido aos estudantes da Universidade de Caxias do Sul na UBS do Pinhal Alto entre 2006 e 2007; a residência multiprofissional para os cursos de nutrição, farmácia, fonoaudiologia, educação física e psicologia – oportunizada a partir de 2014; os estágios para os alunos de medicina e de doutorado; e o credenciamento, no ano passado, junto à Unisinos, para ofertar duas vagas para Residência em Medicina de Saúde da Família.

“Sabemos da dificuldade que é, muitas vezes, conciliar a prática, o dia a dia e o ensino, mas nós profissionais da saúde precisamos ser alunos um dia para chegarmos no lugar em que estamos hoje. Por isso esse programa se faz tão importante”, afirmou Martim durante a cerimônia, ao se referir ao incentivo pago pela Prefeitura para complementar o valor que é repassado através do governo federal aos residentes.

Entre as autoridades presentes na solenidade estiveram os secretários municipais de Administração, Bruno Seger, e de Obras e Serviços Públicos, João Carlos da Silva; a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda; as coordenadoras do curso de medicina, Cláudia Stadtlober, e de residência médica e multiprofissional da Unisinos, Ana Karina Fredel; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Egon Deppe; a presidente da Câmara Municipal, Kátia Regina Zummach, e o vereador Luiz Palmer.

Foto: Adriana Rabassa
Fonte: Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.