DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de julho de 2025

Hortênsias News

Nhemboaty em Canela: lançamento de livro mbya guarani em 28 de junho, 16h, no Laje de Pedra

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Nhemboaty marca lançamento do livro Os Mbya Guarani em Canela, no dia 28 de junho

 

Canela (RS) – O lançamento da obra Os Mbya Guarani (Libretos, 2025) será realizado de forma especial em um Nhemboaty (encontro) com a Aldeia Tekoá Kurity, no dia 28 de junho, sábado, às 16h, no Laje de Pedra Mountain Village, no final da Avenida do Parque.

Escrito pelo Cacique Marcelino Kuaray Nhe’ery e pelo arqueólogo Arno Alvarez Kern, o livro apresenta uma leitura leve e acessível, abordando desde as migrações dos povos originários, com base em vestígios arqueológicos, até o legado guarani contemporâneo e a organização da Aldeia Tekoá Kurity, em Canela.

A obra explora o idioma guarani, os hábitos de sobrevivência, o artesanato, as construções tradicionais e a relação sagrada com a natureza. Traz também descrições das divindades guarani, baseadas em sua rica cosmologia, além de incluir a narrativa da lenda do Jekupê, contada pelo próprio cacique, encantando leitores de todas as idades.

Com ilustrações de Ana Rocha e fotografias de Marco Nedeff, Júlio Dias, Amallia Brandolf e Carine Saez, o livro se destaca como uma obra literária e didática, e se propõe como referência para novas iniciativas voltadas à valorização da cultura indígena no Brasil.

Uma obra para fortalecer a cultura guarani

O livro é fruto do Projeto Guarani, iniciado em abril de 2023 pela Comissão de Cultura e Cidadania da Associação dos Proprietários do Parque Laje de Pedra (APPLP). Com apoio do CNPq, foi publicado pela Editora Libretos dentro do projeto Horizontes Literários, que distribuirá 150 exemplares da obra a bibliotecas públicas gaúchas, especialmente em municípios atingidos por enchentes.

A edição e projeto gráfico são de Clô Barcellos, com produção de Fernando Gomes e revisão técnica da antropóloga Luna Mendes.

O evento contará com a apresentação do Coral Mboraí’i Mbaraete e com exposição de artesanato guarani. A confraternização será organizada pela aldeia, com um cardápio tradicional: mandioca cozida, batata-doce assada, milho verde, pinhão, pão mbojape, bolo de milho e mel.

Conheça os autores

Marcelino Kuaray Nhe’ery, 28 anos, é o cacique da Aldeia Kurity, localizada acima da Barragem dos Bugres, em Canela. Tornou-se uma liderança jovem por seu espírito agregador. Em 2023, idealizou, com apoio do Canela Cineclube, a exibição de um filme guarani para aldeias da região. Criou o Coral Kurity, que já se apresentou em eventos como a SAF – Semana da Arte e Fotografia e na Feira do Livro de Canela. Foi premiado pela Lei Paulo Gustavo e contemplado pela PNAB para escrever sobre os símbolos guarani.

Arno Alvarez Kern nasceu em Santo Ângelo (RS) e é doutor em Arqueologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Após carreira acadêmica, aposentou-se em Canela, onde se aproximou da Aldeia Tekoá Kurity e de Kuaray Nhe’ery.


Serviço

O quê: Nhemboaty (encontro) e lançamento do livro Os Mbya Guarani
Quando: Sábado, 28 de junho de 2025, a partir das 16h
Onde: Laje de Pedra Mountain Village (final da Avenida do Parque), Canela/RS
Entrada: Franca
Destaques do evento:

  • Apresentação do Coral Mboraí’i Mbaraete

  • Exposição e venda de artesanato guarani

  • Gastronomia tradicional indígena

Obra: Os Mbya Guarani
Autores: Cacique Kuaray Nhe’ery e Arno Alvarez Kern
Editora Libretos | 72 páginas | R$ 50,00
ISBN: 978-85-5549-070-5 | Formato: 16,5 cm x 23,5 cm

Apoio: Consciencine e Pousada do Bosque

Fonte: Fernando Gomes

Bacanas Produções
Foto: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.