Com a premissa de oportunizar produtores com Indicação Geográfica de todo o Brasil a abrir portas para novos negócios, o Connection Experience promoveu o Networking de Negócios na tarde de quinta-feira. Empresários, sindicalistas e profissionais da área gastronômica participaram de um tour pela Alameda e puderam trocar experiências, conhecer novas iguarias e conversar com produtores de todo o país.
A empresária e Presidente do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Tubarão/SC e do Litoral Norte Gaúcho, Ivone Ferraz e o Presidente do Conselho Municipal do Turismo de Torres, Ataualpa Lummertz, participaram do Connection e do Networking de negócios pela primeira vez em 2024.
Buscando o melhor desenvolvimento do setor na região, Ivone afirma que eventos como o Connection, que abarcam turismo e oportunidades são ótimos para elaborar novas possibilidades no litoral. “Um evento dessa envergadura, que une empresários, produção e público, é uma experiência que nos possibilita levar novas ideias e aprender a ver as situações por outro ângulo”, comenta Ivone.
Ataualpa ainda fala sobre a falta de conhecimento da população quanto às IG’s do país e o quanto esse assunto deve ser enfatizado cada vez mais. “É muito importante a visibilidade que os produtores ganham em um evento como este. Já falei com o pessoal do arroz de Palmares do Sul, que é da minha região e eu não conhecia”, diz.
As empresárias da região, Fernanda Chies que comanda os restaurantes Empório Canela e Magnólia e Graziela Franzen, proprietária do Containner Bistrot, acompanhadas do Chef de cozinha Laion Ross do Magnólia, também aproveitaram a tarde para conhecer novos negócios e produtores. “Soubemos do Connection pela Abrasel e na hora já soubemos que seria uma baita experiência”, comentou Graziela.
Toda a disponibilidade de novos ingredientes despertou o conhecimento de Laion para a criação de novos pratos.”Uma cachaça que eu provei ali poderia ser usada para criar um prato ou até como harmonização de algum doce. Ela tem um aroma tão especial que poderia até ser usada para fazer uma sobremesa”.
O grupo ainda passou pelo estande dos doces de pelotas, fizeram a degustação guiada de cafés, conheceram o guaraná tradicional do norte do país, e na hora de ouvir mais sobre o verdadeiro peixe Tambaqui do Vale do Jamari, se encantaram com o processo e o cuidado com o peixe.
“Uma das nossas conquistas é que o Tambaqui cultivado no Vale do Jamari não tem o ‘off flavor’ de barro. A produção é toda controlada, com tecnologia de ponta e ração adequada, garantindo a qualidade. Estamos nessa jornada há um ano, e já conseguimos expandir o alcance do tambaqui para além da região, com produtos sendo vendidos em outras partes do país.”, explica Jaqueline Corradi, representante do Vale do Jamari no Connection.
“Estamos acostumadas a viajar para buscar esse tipo de experiência, e ter um evento como este pertinho de casa, é um privilégio. Conhecer as pessoas, provar os sabores do Brasil e ainda poder adquirir esses produtos e fazer novos negócios, foi muito legal”, conclui Fernanda Chies.
Foto: Anselmo Cunha
Ascom Connection Terroirs do Brasil