DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
27 de dezembro de 2024

Hortênsias News

Museu do Vinho: Um mergulho de corpo e alma no mundo dos vinhos

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

O Museu do Vinho – Gramado abriu as suas portas ao público oficialmente na sexta-feira (20). Imprensa, criadores de conteúdo digital, autoridades municipais e representantes do trade turístico viveram uma jornada única pelo mundo da bebida milenar. O espaço está localizado na Avenida das Hortênsias, nº 5365 – Loja 02 (Subsolo), no bairro Carniel e funciona diariamente das 09 às 17 horas.

A experiência é autoguiada em um ambiente dedicado à história e à cultura do vinho. O visitante é envolvido por um uma exposição histórica que conta os principais capítulos do vinho no país e ainda combina tradição, educação e degustação. Mais que um museu, é um atrativo imperdível que fortalece o turismo nacional, valorizando o terroir gaúcho e conectando visitantes ao universo dos vinhos.

O empreendimento proporciona uma imersão na história e na cultura da enologia. “O visitante vai encontrar uma exposição sobre a jornada milenar, sobre os últimos oito mil anos, um pouco sobre ciência e saúde e o quanto os vinhos fazem bem à saúde, ao coração, enfim, ao rejuvenescimento. Depois falamos um pouco sobre as sensações do vinho, aromas, cores e texturas”, revela o proprietário do museu, o empresário e sommelier, Jonas Lüdcke.

“Ainda a história brasileira, o vinho nos últimos 500 anos. É uma visita cheia de cultura, cheia de história, cheia de riquezas, inclusive sobre a nossa regionalidade, sobre o vinho, na Serra Gaúcha”, ressalta ele.

No museu, o visitante além de conhecer a história da bebida milenar também é apresentado aos melhores rótulos do Sul do Brasil fabricados na região de Altos Montes em Flores da Cunha e proximidades, onde está concentrada a maior produção de vinhos do país e também da Região de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, a capital nacional do vinho.

 

12 VINÍCOLAS

Na enoteca do museu, estão à venda acessórios e artigos relacionados à enologia e ao consumo de vinhos. A loja conta com uma adega composta por rótulos nacionais produzidos por 12 vinícolas, em especial vinhos finos: Del Piero, Ravanello, Valduga, Salton, Laurentis, Luiz Argenta, Salvatore, Aurora, Giaretta, Santa Augusta, Jolimont e Halberth.

“Desde que estou no turismo há quase uma década, sempre sonhei em ter e oferecer uma experiência. E o vinho? Porque o Rio Grande do Sul é o berço do vinho. Eu amo turismo, eu gosto de experiências, de gerar memórias, e o vinho é uma grande oportunidade. Eu me sinto muito honrado, como gramadense, trazer para Gramado, o Museu do Vinho Brasileiro, o Museu do Vinho Nacional”, explica Lüdcke.

Uma degustação orientada de vinhos é a última etapa do passeio pelo Museu do Vinho, e o visitante ainda recebe uma taça de vidro personalizada inclusa no ingresso. Conduzida por experientes sommeliers, a atividade coloca à prova vinhos do Sul.

O atrativo turístico também tem espaço para degustação de charcutaria e venda de taças especiais. Mais informações em www.museudovinhogramado.com.br e no Instagram @museudovinhogramado.

Foto: Divulgação
Ascom Museu do Vinho Gramado

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.