DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
27 de março de 2025

Hortênsias News

Museu do Festival de Cinema de Gramado promove exibição especial de filme para comunidades indígenas de Canela

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

O Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube firmam parceria visando a divulgação da memória do cinema nacional, através da seleção de filmes, para serem exibidos em praça pública, localizadas em comunidades periféricas, zonas rurais, linhas e centros de assistência social. A primeira atividade será a exibição do filme Para’Í, para comunidades indígenas das etnias Kaingang e Guarani de Canela.

A exibição do filme será realizada para cerca de 160 indígenas na quinta-feira, 15 de junho, às 15h. Trata-se de uma oportunidade histórica para a região, uma vez que esse número representa a totalidade da população das três aldeias locais, compreendendo duas comunidades Guarani e uma Kaingang. Cabe ressaltar que a exibição especial no Palácio dos Festivais marca não apenas a primeira vez que os indígenas terão a oportunidade de assistir a um filme em uma sala de cinema, mas também estimular a inclusão e a valorização das culturas tradicionais.

Através dessa iniciativa, o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube buscam valorizar e respeitar a diversidade cultural, proporcionando um momento de integração entre as comunidades indígenas e o universo do cinema.

Escrito e dirigido por Vinicius Toro, o filme Para’Í conta a história de Pará, uma menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto.

Ela se encanta com a beleza das sementes coloridas do milho e busca cultivá-lo. Através da busca de plantar as sementes do milho, Pará começa a questionar seu lugar no mundo; quem ela é; por que fala português e não guarani; por que é diferente dos colegas da escola; por que seu pai vai à igreja Cristã; por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.

Criado em 2009, o Canela Cineclube era um projeto da Fundação Cultural de Canela, que reuniu por mais de uma década pessoas interessadas em ver e discutir cinema. A parceria tem como principal objetivo retomar os debates sobre filmes nacionais e estrangeiros, aproximando o público da arte cinematográfica e do lazer.

A exibição do filme também contará com a presença de mais de 40 alunos da rede pública de Gramado. Para o Gerente Geral do Museu do Festival de Cinema de Gramado, Fernando Guerra: “será um momento de celebração da cultura nacional, proporcionando a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes”.

Sempre lembrando que o Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016, e tem como seus pilares o acesso democrático a cultura, e valorização das comunidades locais, no entorno de onde estão inseridos seus empreendimentos.

Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 10h às 21h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.

Fonte: Ascom Gramado Parks
Fotos:  Amallia Brandolff

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.