Levantamento será feito com orientação técnica do Iphae
A Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação e o Departamento de Cultura, iniciaram, no mês de junho, o trabalho de atualização do inventário de patrimônio cultural do município, para identificar as manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial, material e natural. Esse levantamento será feito com orientação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), a partir da assinatura de um acordo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul em abril deste ano.
A diretora de Cultura do Município, Jussara Prates, destaca que o inventário de patrimônio cultural de Nova Petrópolis foi atualizado pela última vez em 2009, sendo sua revisão uma necessidade técnica e jurídica. “O principal objetivo com a atualização do inventário é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades culturais e turísticas e educação patrimonial em nossa cidade”, disse.
A atualização do inventário de patrimônio terá a orientação da equipe técnica do Iphae. No final de junho, profissionais da Prefeitura participaram de reunião com o grupo para receber as primeiras explicações sobre a coleta de dados, trabalho de campo, atualização das legislações e possíveis tombamentos de patrimônios materiais e naturais, sítios arqueológicos e registros imateriais.
De acordo com o cronograma já estabelecido, em agosto, começarão a acontecer atividades abertas à comunidade nova-petropolitana, com o objetivo de divulgar o trabalho que está em andamento e ampliar o conhecimento do público sobre o inventário cultural do município. Também está prevista a realização de palestras e relatos de experiências, visando aproximar os cidadãos do projeto, bem como ampliar o entendimento sobre a função estratégica que o patrimônio tem para o desenvolvimento do município e região.
Foto: Divulgação
Ascom PMNP