DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
16 de junho de 2025

Hortênsias News

Município de Nova Petrópolis inicia atualização do inventário de patrimônio cultural

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Levantamento será feito com orientação técnica do Iphae

A Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação e o Departamento de Cultura, iniciaram, no mês de junho, o trabalho de atualização do inventário de patrimônio cultural do município, para identificar as manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial, material e natural. Esse levantamento será feito com orientação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), a partir da assinatura de um acordo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul em abril deste ano.

A diretora de Cultura do Município, Jussara Prates, destaca que o inventário de patrimônio cultural de Nova Petrópolis foi atualizado pela última vez em 2009, sendo sua revisão uma necessidade técnica e jurídica. “O principal objetivo com a atualização do inventário é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades culturais e turísticas e educação patrimonial em nossa cidade”, disse.

A atualização do inventário de patrimônio terá a orientação da equipe técnica do Iphae. No final de junho, profissionais da Prefeitura participaram de reunião com o grupo para receber as primeiras explicações sobre a coleta de dados, trabalho de campo, atualização das legislações e possíveis tombamentos de patrimônios materiais e naturais, sítios arqueológicos e registros imateriais.

De acordo com o cronograma já estabelecido, em agosto, começarão a acontecer atividades abertas à comunidade nova-petropolitana, com o objetivo de divulgar o trabalho que está em andamento e ampliar o conhecimento do público sobre o inventário cultural do município. Também está prevista a realização de palestras e relatos de experiências, visando aproximar os cidadãos do projeto, bem como ampliar o entendimento sobre a função estratégica que o patrimônio tem para o desenvolvimento do município e região.

Foto: Divulgação
Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.