DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
26 de dezembro de 2024

Hortênsias News

Município de Gramado cria mecanismos que permite ficar com receita que seria da União

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Foto da notícia Município cria mecanismos que permite ficar com receita que seria da União

A administração pública, com a Secretaria Municipal da Fazenda, tem conquistado bons resultados com a arrecadação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), no momento do pagamento às empresas fornecedoras de bens e serviços, contratadas pelo município.

Apesar de constar na Constituição Federal tal disposição, este procedimento carecia de regulamentação, o que ocorreu no final de 2021, com apreciação da matéria pelo Supremo Tribunal Federal, consolidando o entendimento de que pertencem aos Estados e Municípios as receitas arrecadadas com IR, o que abriu possibilidade aos municípios de buscarem a referida receita.

A Secretaria da Fazenda de Gramado, atenta ao julgado, editou decreto Municipal nº 732/2022, em 23/03/2022, regulamentando que as retenções do IR pertencem ao município, mantendo nos cofres o imposto devido pelos fornecedores, até então recolhido à União.

De janeiro a agosto de 2021, a arrecadação foi de R$ 218.916,00; já no mesmo período de 2022, foram arrecadados R$ 555.388,00, ou seja, um crescimento de 150% nesta fonte de receita.

Como a medida ainda vem sendo implementada de forma gradativa, a secretária da Fazenda, Sônia Molon, estima que os valores relativos a retenção do IR devem continuar crescendo até o final do ano. “Ainda estamos fazendo alguns alinhamentos, e até o final do ano o aumento nesta receita deverá ser ainda mais representativo.

São valores importantes, que seriam pagos pelo fornecedor à União de qualquer forma, por isso a importância desta medida tomada pelo município, que garante que o recurso fique nos cofres municipais e seja investido nos serviços essenciais à população gramadense”, ressalta.

Secretária Sônia Molon prevê maior arrecadação até o final do ano.

Fonte: Ascom PMG
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.