Hortênsias News

Mapa do Turismo cataloga 85 municípios turísticos em Pernambuco

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Mapa do Turismo, elaborado pelo Ministro do Turismo, catalogou 85 municípios turísticos em Pernambuco.

Os municípios inseridos no Mapa do Turismo passam a integrar as estratégias do Ministério do Turismo.

Entre os compromissos assumidos pelos municípios para integrarem o Mapa do Turismo, está a destinação anual de recursos orçamentários para o setor, além da constituição ou reativação do conselho de turismo municipal.

É exigida ainda a participação em uma instância de governança das Regiões Turísticas e também a elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo.

“O aumento no número de cidades contempladas no Mapa do Turismo contribui diretamente para o desenvolvimento da atividade turística em Pernambuco. Esta é uma área para a qual contamos com equipe própria. Pernambuco é o único Estado que oferece este acompanhamento permanente aos destinos. Ao longo desses três anos, promovemos capacitações nas regiões, informando os gestores e reforçando a importância de se fazer presente. Em muitos casos, o município só consegue firmar um financiamento se estiver presente no Mapa. Conscientizar sobre isso é uma forma de defender o turismo como atividade geradora de empregos e oportunidades para todos os pernambucanos”, expõe o secretário de Turismo  e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, destaca o incremento no número de municípios inscritos no Mapa como um esforço de toda a equipe técnica da estatal.

“A entrada de novos municípios se deve aos esforços realizados pela equipe de Estruturação da Empetur. Mesmo com a pandemia, não interrompemos o nosso atendimento e, na reta final da apresentação das inscrições, reforçamos o contato com todos os municípios. Foram apresentadas 91 candidaturas, mas seis estavam com pendências. Fechamos em 85, que é um número importante, acima do registrado no último levantamento”, explica o presidente da Empetur.

A Empetur se coloca à disposição dos municípios que não entraram na lista atual do Mapa do Turismo para orientar no cumprimento de todas as exigências feitas pelo MTur visando a entrada no próximo levantamento.

Confira as regiões de Pernambuco no Mapa do Turismo Brasileiro:

  • CANGAÇO E LAMPIÃO: Serra Talhada, São José do Belmonte, Triunfo e Flores;
  • COSTA NÁUTICA COROA DO AVIÃO: Itapissuma, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Olinda e Paulista;
  • ENCANTOS DO AGRESTE: Agrestina, Cupira, Altinho, Lagoa dos Gatos e São Joaquim do Belmonte
  • CHAPADA DO ARARIPE: Araripina, Bodocó, Exu e Trindade;
  • ENGENHOS E MARACATUS: Itambé, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, Vicência, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Aliança, Camaragibe e Tracunhaém;
  • FÉ E ARTE: Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Garanhuns, Pesqueira, Água Belas, Alagoinha, Buíque, Cachoeirinha, Lajedo, Paranatama e Pedra;
  • HISTÓRIA E MAR: Recife, Fernando de Noronha e Jaboatão dos Guararapes;
  • ROTA 60 – Litoral Sul: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré, Rio Formoso, Barreiros, São José da Coroa Grande e Sirinhaém;
  • ILHAS E LAGOS DO SÃO FRANCISCO: Belém do São Francisco, Jatobá, Tacaratu, Floresta, Itacuruba e Petrolândia;
  • MODA E ECOTURISMO: Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus;
  • SERRAS E ARTES DE PERNAMBUCO: Bezerros, Chã Grande, Moreno, Sairé, Bonito, Caruaru, Gravatá e Vitória de Santo Antão;
  • ÁGUAS DA MATA SUL: São Benedito do Sul e Jaqueira;
  • ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO: Cabrobó, Dormentes, Petrolina, Afrânio e Orocó;
  • TERRITÓRIO DA POESIA E DA CANTORIA: Carnaíba, São José do Egito, Sertânia e Afogados da Ingazeira;
  • ENCANTOS DA NOSSA GENTE: SERRAS, RAÍZES CULTURAIS, SABORES E FÉ: Limoeiro, Passira, Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Machados e Surubim;

Fonte: Secom PE
Foto: Guga Matos

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.