DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Mais de 200 pessoas foram testadas contra hepatites no município de Canela na campanha “Julho Amarelo”

Compartilhe este artigo

WhatsApp Image 2022-08-02 at 2.24.01 PM

Julho foi o mês nacional do combate às hepatites virais. Com o intuito de conscientizar e prevenir essas infecções, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou testes rápidos e gratuitos contra diversas infecções durante a última semana de julho para toda a população.

Além do teste rápido das hepatites, foi oferecido também os exames de sífilis e HIV. “Aproveitamos o momento para fazer os testes de sífilis e HIV, que aconselhamos todo mundo a realizá-lo ao menos uma vez todos os anos”, disse Caline Andrade, a enfermeira responsável pela campanha.

De acordo com a enfermeira Caline Bianchi Andrade, a iniciativa testou mais de 200 pessoas. Não houve resultados positivos para as hepatites e nem para o HIV, somente 6 casos positivos para sífilis. “Foi uma campanha satisfatória, essas doenças podem ser silenciosas e o teste rápido é o primeiro passo para a melhora, ele é sigiloso, seguro e gratuito”, manifesta.

Vale ressaltar que as hepatites afetam o fígado e podem evoluir para outras doenças, como a cirrose e o câncer. A transmissão é feita por via sanguínea através do sexo sem preservativo, compartilhamento de seringa e objetos cortantes e também de mãe para filho durante a gravidez.

Os testes rápidos contra ISTs e hepatites podem ser feitos durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde de Canela e também no HCC. Não é necessário agendamento.

Fonte: Ascom PMC
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.