Hortênsias News

Maior onda de frio do ano pode chegar ao Brasil nesta semana, alerta Climatempo

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Amanhecer com registro de neve em Caxias do Sul, no Rio de Grande do Sul.  - Gabriel Lain/Estadão Conteúdo

Prepare os casacos! Uma nova onda de frio – mais intensa do que a de maio – deve chegar à região Centro-Sul do Brasil a partir de quinta-feira (9). Dessa vez, o fenômeno deve ficar mais restrito aos estados mais ao sul do país, mas Centro-Oeste, Sudeste e até o Norte devem sentir as temperaturas abaixando.

Nova onda de frio mais intensa pode causar geada e temperaturas congelantes em regiões com altitude e ao sul

De acordo com a ClimaTempo, uma massa de ar polar com origem na Antártica deve vir em direção ao continente. As temperaturas devem baixar drasticamente nas regiões mais próximas à Argentina, mas tendem a cair em toda a região Centro-Sul e nos estados próximos do Gran Chaco da Bolívia, no Norte.

“Este frio intenso também entra pelo interior do continente, diminuindo as temperaturas no sul de Rondônia e do Acre, e no sudoeste do Amazonas”, diz a Climatempo, em nota.

Os modelos de previsão de temperatura indicam uma queda drástica nos termômetros em especial durante o fim de semana.

“Os modelos apontam que esta nova onda de frio pode ser a maior do ano, até o momento, principalmente no Sul do Brasil. Mas os efeitos serão sentido no Sudeste, Centro-oeste e parte do Norte do país”, alerta a Climatempo.

A onda não deve ter a mesma dispersão que a de maio por diversos fatores. Mas o principal motivo para aquela tempestade ter sido impulsionada e atingir regiões como Brasília e até Tocantins foi a tempestade extratropical Yakecán, que intensificou as baixas temperaturas e dispersou a massa de ar polar.

700

© Yuri Ferreira700

Estima-se que pode haver neve e geada entre a região mais austral do Mato Grosso do Sul, bem como no oeste paulista, no Paraná, em Santa Catarina e na Serra Gaúcha. Em Porto Alegre, a mínima pode chegar a 4º C no fim da semana. 

Fonte: Hypeness
Foto: Gabriel Lain

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.