Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à violência cometida contra pessoas idosas, o dia 15 de junho é a data reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2011, como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A campanha Junho Violeta alerta para o tema durante todo o mês.
No Brasil todo, apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
É importante lembrar que existem diversos tipos de violência, como abandono, violência física, violência psicológica e violência patrimonial. Denúncias de violências podem ser feitas pelo Disque 100, canal gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia.
Os idosos são fontes de sabedoria, experiência e amor, e é nosso dever garantir que vivam com dignidade, segurança e bem-estar.
Fonte: Ascom PMG
Imagens: Reprodução