4 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Jovem formado em projetos esportivos de Gramado vai jogar no Bahia, do Grupo City

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Jovem formado em projetos esportivos de Gramado vai jogar no Bahia, do Grupo City

Gramado segue colhendo frutos do investimento contínuo no esporte de base. O jovem gramadense Joaquim Francisco de Brito, de apenas 14 anos, é mais um exemplo de sucesso dos projetos esportivos desenvolvidos no município. Formado no projeto Gramadense do Futuro, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e o Centro Esportivo Gramadense, o atleta embarca nos próximos dias para integrar as categorias de base do Esporte Clube Bahia, equipe da Série A do Campeonato Brasileiro e que faz parte do Grupo City, conglomerado internacional que administra clubes como Manchester City (Inglaterra), Girona (Espanha) e New York City (EUA).

Joaquim ingressou no projeto Gramadense do Futuro em 2021, aos 9 anos de idade. Já em 2022, após demonstrar significativa evolução técnica, tática e disciplinar, passou a integrar as categorias de base do Centro Esportivo Gramadense, disputando competições de nível superior e consolidando seu desenvolvimento como atleta.

O jovem é considerado um dos principais cases de sucesso dos projetos esportivos de Gramado, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à formação esportiva. Ao longo de todo o processo, o apoio da família foi decisivo, compreendendo cada etapa da evolução do atleta, respeitando o tempo de amadurecimento e confiando no trabalho realizado pelos profissionais do município.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Gramado e diretor de futebol do Centro Esportivo Gramadense, Lucas Roldo, a conquista é motivo de orgulho para toda a cidade. “O Joaquim é o retrato de que o trabalho sério, planejado e feito com responsabilidade dá resultados. Ele passou por todas as etapas do nosso processo, sempre respeitando o tempo de formação, e hoje alcança uma grande oportunidade em um grande clube. Isso mostra que Gramado e o Gramadense estão no caminho certo quando investem no esporte de base e na formação de pessoas”, destacou Lucas Roldo.

Para o coordenador do Projeto Gramadense do Futuro, Lucas Frohlich, o crescimento e desenvolvimento do atleta foi primordial para o feito. “O Joaquim sempre se destacou no âmbito esportivo, demonstrando destreza, inteligência de jogo e uma compreensão muito rápida das dinâmicas propostas nos treinos. Mas, acima disso, o que mais nos orgulha é ver como ele assimilou princípios que só o esporte é capaz de ensinar, como disciplina, respeito, responsabilidade, resiliência e compromisso coletivo e compromisso escolar, estar bem na escola. Esses valores e compromissos são trabalhados diariamente dentro do nosso projeto social, porque acreditamos, temos convicção e executamos isso, entendemos assim que primeiro formamos a pessoa e, como consequência natural desse processo, formamos o atleta, como ocorreu com Joaquim”, afirmou.

Na foto: Lucas Roldo (Secretário de Esporte e Lazer), Maristela Brito (Mãe), Joaquim Francisco (atleta), Romeu Oliveira (pai) e Lucas Frohlich (Coordenador do projeto)
Fonte: Larissa Borges Schneider / Ascom PMG
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.