DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
21 de março de 2025

Hortênsias News

Inscrições para bolsas de estudos da Sicredi Pioneira terminam dia 28

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Técnico em agropecuária pode ser cursado em Caxias do Sul, Nova Petrópolis, São Leopoldo e Ivoti.

Seguem até 28 de fevereiro, sexta-feira, as inscrições para o programa Bolsa de Estudos da Sicredi Pioneira. A iniciativa permite o ingresso em um curso técnico em agropecuária com os custos pagos de forma integral ou parcial. Para participar, é preciso ser associado ou filho de associado, até 31 de dezembro de 2024, e estar em dia com suas obrigações. O resultado será divulgado na segunda quinzena de março.
São três os tipos de bolsa: Mensalidade, com pagamento de 50% da mensalidade (até R$ 345 mensais) para bolsistas vinculados a instituições de ensino privadas; Manutenção, com auxílio para custear 50% das despesas fixas de bolsistas vinculados a instituições de ensino públicas e Social, com bolsa de estudos integral para estudante com inscrição regular no Cadastro Único do Governo Federal.
Quatro instituições de ensino são parceiras da Sicredi Pioneira: Escola Bom Pastor, de Nova Petrópolis; Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha – EFASERRA, em Caxias do Sul; Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo (Ceepro), em São Leopoldo, e Instituto Ivoti, em Ivoti.
A inscrição pode ser feita pelo site https://sicredipioneira.com.br/bolsa-de-estudos. A cooperativa fará a verificação e o encaminhamento para as instituições de ensino da listagem de candidatos aptos. As escolas classificam os interessados com base em dados socioeconômicos, priorizando estudantes conforme a renda familiar.
Permanência no campo
Em 2024, 105 estudantes tiveram acesso ao programa, colaborando para a permanência do jovem no campo. Luiz Antonio da Silva é pai do estudante Guilherme Antonio de Oliveira Silva, que ingressou na EFASERRA. “Essa bolsa foi uma maravilha para nós, pois sou assalariado. Sem a bolsa, não conseguiria colocá-lo na escola. No terceiro mês, ele já veio com ideias novas para a propriedade. Vai dar um resultado muito bom e só podemos agradecer a ajuda da Sicredi e do colégio”, comenta.
“A evasão dos estudantes do campo é muito grande. Eles terminam o Ensino Fundamental geralmente nas comunidades. Quando precisam ir a uma escola mais longe, mais central, acabam desistindo de estudar. A gente sabe que muitas famílias não teriam a possibilidade de ter os jovens na EFASERRA se tivessem que pagar a mensalidade de forma integral. A bolsa vem, então, ajudar essas famílias. Esse valor que sobra pode ser usado para o transporte, para visitas técnicas e material para o estudante, por exemplo”, destaca Letícia Trentin, coordenadora pedagógica da EFASERRA.
Foto: Mauro Stoffel
Ascom Sicredi Pioneira

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.